Construção da identidade interseccional: uma análise crítica do discurso sobre mudanças sociais e discursivas de/para mulheres surdas

Autores

  • Cleide Emilia Faye Pedrosa Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID17030

Resumo

A discussão sobre o papel das mulheres ocupa, gradativamente, ao longo das últimas décadas, lugar de compromissos de agendas governamentais e acadêmicas (FONTANA; FERRARI, 2017). Leis, decretos, programas sociais e também projetos acadêmicos têm respondidos a este pleito. Todos estes compromissos originam mudanças sociais e são, ao mesmo tempo, também resultados de mobilizações das minorias sociais que são muito bem trabalhadas pela base teórica da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2008; RESENDE, 2017), especialmente, por sua corrente brasileira – Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso - ASCD (PEDROSA, 2018). Nossas pesquisas na UFRN e UFS (Universidade Federal de Sergipe, onde trabalho atualmente) foram, há 6 anos, direcionadas para grupos vulneráveis, entre eles, a comunidade surda; assim, a partir de corpus formado por narrativas de vida e texto introdutório do currículo lattes desta comunidade, selecionaremos um exemplo de cada gênero, especificamente, de mulheres Surdas a fim de proceder a análise com base metodológica da pesquisa qualitativa-interpretativista. Ainda como caminhos de análise, utilizaremos a proposta da socioanálise oriunda da Sociologia para a Mudança Social (SMS, BAJOIT, 2013). Os resultados, pretendem atingir o objetivo geral de verificar de que forma as narrativas de vida e o texto introdutório do currículo lattes demonstram os desenganos e as vitórias da mulher Surda quanto à constituição interseccional de sua identidade no contexto da história de sua educação.

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Publicado

30-08-2019

Como Citar

PEDROSA, C. E. F. Construção da identidade interseccional: uma análise crítica do discurso sobre mudanças sociais e discursivas de/para mulheres surdas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 165–177, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n2ID17030. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/17030. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos