Estudo das construções condicionais em dois livros didáticos sob a perspectiva funcionalista
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID17816Resumo
Os estudos funcionalistas têm por característica a análise dos elementos linguísticos a partir de seu contexto de uso, considerando a linguagem com um instrumento de interação social e que as estruturas gramaticais são motivadas pelo contexto comunicativo. Do mesmo modo, documentos norteadores do ensino de língua materna no Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares para Educação Básica do Paraná também consideram que a interação é o que faz que a linguagem seja comunicativa, não sendo, por isso, possível que se estude uma língua isolada do ato comunicativo. A partir desse pressuposto, neste trabalho, apresentamos uma análise das construções condicionais em livros didáticos a fim de verificar se as definições e atividades apresentadas compreendem a concepção interacionista da linguagem e possibilitam uma reflexão dos elementos linguísticos em situações reais de uso. Este trabalho fundamenta-se na perspectiva teórica do funcionalismo, com ênfase nos trabalhos de Neves (1999; 2011), Castilho (2010) e Neves, Braga, Dall’Aglio-Hattnher (2008) sobre as construções condicionais.
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