Estudo das construções condicionais em dois livros didáticos sob a perspectiva funcionalista

Autores/as

  • Rafael Petermann IFPR
  • Rosangela Jovino Alves

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID17816

Resumen

Os estudos funcionalistas têm por característica a análise dos elementos linguísticos a partir de seu contexto de uso, considerando a linguagem com um instrumento de interação social e que as estruturas gramaticais são motivadas pelo contexto comunicativo. Do mesmo modo, documentos norteadores do ensino de língua materna no Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares para Educação Básica do Paraná também consideram que a interação é o que faz que a linguagem seja comunicativa, não sendo, por isso, possível que se estude uma língua isolada do ato comunicativo. A partir desse pressuposto, neste trabalho, apresentamos uma análise das construções condicionais em livros didáticos a fim de verificar se as definições e atividades apresentadas compreendem a concepção interacionista da linguagem e possibilitam uma reflexão dos elementos linguísticos em situações reais de uso. Este trabalho fundamenta-se na perspectiva teórica do funcionalismo, com ênfase nos trabalhos de Neves (1999; 2011), Castilho (2010) e Neves, Braga, Dall’Aglio-Hattnher (2008) sobre as construções condicionais.

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Publicado

05-08-2019

Cómo citar

PETERMANN, R.; ALVES, R. J. Estudo das construções condicionais em dois livros didáticos sob a perspectiva funcionalista. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 126–139, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n2ID17816. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/17816. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos