Escrita na universidade: práticas com gênero Resumo
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n1ID19331Resumo
Pesquisar a produção escrita, na academia, implica compreender o processo de produção, distribuição e recepção dos gêneros, pois os textos são elaborados para serem compreendidos em certos contextos culturais. As pesquisas de Biasi-Rodrigues (1998 e 2009) e Swales (1990) abordam aspectos como: concepções de gêneros que extrapolam uma perspectiva voltada para uma ‘fórmula’ textual e a inter-relação entre eles. Dessa forma, pretendemos investigar exemplares de resumos, observando a condução, distribuição e organização das informações como elemento indicador do letramento acadêmico dos estudantes de Licenciaturas em Letras/Português e em Matemática. Nossa pesquisa é de natureza exploratório-descritiva, analisando um corpus constituído por dez resumos de monografia. Os resultados demonstram diferenças essenciais nas produções das duas áreas, além de elementos não prototípicos revelados nos exemplares analisados, evidenciando as marcas da cultura disciplinar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.