O sentido de filiação teórica em suspenso na cultura da escrita acadêmica: diálogo entre a Antropologia e a Filosofia da Linguagem
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n1ID19570Resumo
Este trabalho tem como objetivo colocar em suspenso o véu da transparência que repousa sobre o sentido de filiação teórica na escrita acadêmica. Para essa problematização realizamos uma abordagem interdisciplinar ente a Antropologia e a Filosofia da Linguagem, particularmente, entre os estudos de Lévi-Strauss sobre o sistema elementar de parentesco e a família como átomo, que fala sobre as relações nos sistemas de parentesco, e os estudos de Bakhtin sobre o dialogismo e a genealogia dos enunciados, neste caso, a escrita que circula como conhecimento científico. Essa discussão ajuda a compreender a filiação teórica como uma atividade que não repousa na transparência e obviedade das normas que organizam as citações do discurso outro, ao contrário, ela está carregada de opacidade e de conflitos, há uma série de relações que entram em jogo no anúncio do pertencimento a uma família teórica. A discussão aqui proposta faz parte de nossa pesquisa de doutorado que tem como objeto de estudo a escrita acadêmica.
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