O sentido de filiação teórica em suspenso na cultura da escrita acadêmica: diálogo entre a Antropologia e a Filosofia da Linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n1ID19570

Resumo

Este trabalho tem como objetivo colocar em suspenso o véu da transparência que repousa sobre o sentido de filiação teórica na escrita acadêmica. Para essa problematização realizamos uma abordagem interdisciplinar ente a Antropologia e a Filosofia da Linguagem, particularmente, entre os estudos de Lévi-Strauss sobre o sistema elementar de parentesco e a família como átomo, que fala sobre as relações nos sistemas de parentesco, e os estudos de Bakhtin sobre o dialogismo e a genealogia dos enunciados, neste caso, a escrita que circula como conhecimento científico. Essa discussão ajuda a compreender a filiação teórica como uma atividade que não repousa na transparência e obviedade das normas que organizam as citações do discurso outro, ao contrário, ela está carregada de opacidade e de conflitos, há uma série de relações que entram em jogo no anúncio do pertencimento a uma família teórica. A discussão aqui proposta faz parte de nossa pesquisa de doutorado que tem como objeto de estudo a escrita acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997) Campus de Alto Araguaia, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Campus de Ji-Paraná, Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora Associada I do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita acadêmica e apropriações de conceitos teóricos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e da produção escrita, formação de professores. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED.

Antonio Paulino de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Filosofia - CEARP (1987), graduação em Ciências Sociais - Institut Catholique de Paris (1995), mestrado em Ciências Sociais - Institut Catholique de Paris (1996), doutorado em Ciências Sociais - Institut Catholique de Paris (2002) e doutorado em Sociologia - Université Paris Diderot (2002). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Quantificação, sociologia econômica e da educação.

Downloads

Publicado

14-01-2020

Como Citar

FRANÇA, K. C. F.; FABIANO CAMPOS, S. .; DE SOUSA, A. P. O sentido de filiação teórica em suspenso na cultura da escrita acadêmica: diálogo entre a Antropologia e a Filosofia da Linguagem. Revista do GELNE, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 43–55, 2020. DOI: 10.21680/1517-7874.2020v22n1ID19570. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19570. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos