O sentido de filiação teórica em suspenso na cultura da escrita acadêmica: diálogo entre a Antropologia e a Filosofia da Linguagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n1ID19570

Abstract

This work aims to put in suspension the veil of transparency that rests on the meaning of theoretical affiliation in academic writing. For this problematization we carry out an interdisciplinary approach between Anthropology and Philosophy of Language, particularly between Lévi-Straus's studies on the elementary system of kinship and family as an atom, which talks about relations in kinship systems, and studies of Bakhtin on the dialogism and statements genealogy, in this case, writing that circulates as scientific knowledge. This discussion helps to understand theoretical affiliation as an activity that does not rest on transparency and truism of the norms that organize the quotations of the discourse other, on the contrary, it is loaded with opacity and conflicts, there are a series of relations that come into play in the announcement of belonging to a theoretical family. The discussion proposed here is part of our doctoral research that has as its study object the academic writing.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997) Campus de Alto Araguaia, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Campus de Ji-Paraná, Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora Associada I do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita acadêmica e apropriações de conceitos teóricos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e da produção escrita, formação de professores. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED.

Antonio Paulino de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Filosofia - CEARP (1987), graduação em Ciências Sociais - Institut Catholique de Paris (1995), mestrado em Ciências Sociais - Institut Catholique de Paris (1996), doutorado em Ciências Sociais - Institut Catholique de Paris (2002) e doutorado em Sociologia - Université Paris Diderot (2002). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Quantificação, sociologia econômica e da educação.

Published

14-01-2020

How to Cite

FRANÇA, K. C. F.; FABIANO CAMPOS, S. .; DE SOUSA, A. P. O sentido de filiação teórica em suspenso na cultura da escrita acadêmica: diálogo entre a Antropologia e a Filosofia da Linguagem. Revista do GELNE, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 43–55, 2020. DOI: 10.21680/1517-7874.2020v22n1ID19570. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19570. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos