Mitos e concepções acerca do bilinguismo infantil: um estudo de caso de mãe peruana e filha brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n2ID19829Resumo
Variados são os mitos que envolvem a aquisição de mais de uma língua durante a infância. Tais concepções errôneas acabam tendo influência nas atitudes linguísticas dos pais, principalmente porque muitas delas são difundidas por profissionais. Este estudo de caso tem como objetivos principais observar a influência dos mitos que circundam o bilinguismo infantil na atitude linguística de uma mãe que decidiu não ensinar a sua língua materna a sua filha, identificar o sentimento da filha, já adulta, em relação a essa escolha e observar o papel do pai nessa decisão. Para isso, foram gravadas entrevistas com mãe e filha tendo por base um roteiro previamente elaborado. Os resultados apontaram que a mãe sofreu influências de mitos referentes ao bilinguismo infantil na decisão de não ensinar a sua língua materna a sua filha; que esta questiona a decisão de sua progenitora; e que o pai teve influência negativa na decisão da mãe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.