Construção de sentidos sobre o conceito SOCIEDADE em textos da internet: metáforas situadas, frames e argumentação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20219Resumo
Buscamos demonstrar, neste artigo, a maneira pela qual mecanismos cognitivos se articulam no processo de construção de sentidos sobre o conceito SOCIEDADE em textos que circulam na internet. Para tanto, a título de estudo preliminar, identificamos, a partir de três excertos textuais, as metáforas situadas subjacentes aos enunciados, assim como os frames por elas articulados. Evidenciamos, por meio da análise, a conceptualização, nos excertos escolhidos, de SOCIEDADE como ORGANISMO, e reforçamos que o entrelace entre metáforas e frames é iminentemente argumentativo, pois, por meio desse recurso, teses específicas são nitidamente apresentadas e defendidas. Com isso, chamamos a atenção para o fato de que metáforas e frames, além de recursos cognitivos, são ferramentas discursivas que evidenciam visões de mundo específicas.
PALAVRAS-CHAVE: Construção de sentidos, Argumentação, Metáforas situadas, Frames.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.