Gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID20294Resumo
O ensino de Língua Portuguesa ainda é problemático, principalmente, no que diz respeito em desenvolver no alunado as habilidades de leitura e de escrita de forma proficiente, como pretendem os documentos oficiais PCN e BNCC. Em vista disso, defendemos que os gêneros textuais, quando mediados por práticas pedagógicas significativas, podem atuar no desenvolvimento das capacidades de linguagem, bem como podem despertar o interesse do aluno para a aprendizagem e desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita, evidenciando que essas atividades educativas não estão apenas dentro da sala de aula, mas que se configuram como instrumentos para o exercício de cidadania no mundo real e no convívio social. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo discutir e apresentar os gêneros textuais e a sequência didática como ferramentas para o desenvolvimento da leitura e da escrita como práticas sociais e discursivas de linguagem para o exercício sociopolítico de cidadania. E para ilustrar como isso é possível, propomos uma aplicação didático-pedagógica, ou seja, um uso prático com o gênero textual notícia, explorando o processo de retextualização de um poema em uma notícia. Essa perspectiva de abordagem de ensino de língua segue a orientação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a partir de autores como Bronckart (1999), Schneuwly e Dolz (2004).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.