Gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa ainda é problemático, principalmente, no que diz respeito em desenvolver no alunado as habilidades de leitura e de escrita de forma proficiente, como pretendem os documentos oficiais PCN e BNCC. Em vista disso, defendemos que os gêneros textuais, quando mediados por práticas pedagógicas significativas, podem atuar no desenvolvimento das capacidades de linguagem, bem como podem despertar o interesse do aluno para a aprendizagem e desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita, evidenciando que essas atividades educativas não estão apenas dentro da sala de aula, mas que se configuram como instrumentos para o exercício de cidadania no mundo real e no convívio social. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo discutir e apresentar os gêneros textuais e a sequência didática como ferramentas para o desenvolvimento da leitura e da escrita como práticas sociais e discursivas de linguagem para o exercício sociopolítico de cidadania. E para ilustrar como isso é possível, propomos uma aplicação didático-pedagógica, ou seja, um uso prático com o gênero textual notícia, explorando o processo de retextualização de um poema em uma notícia. Essa perspectiva de abordagem de ensino de língua segue a orientação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a partir de autores como Bronckart (1999), Schneuwly e Dolz (2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique de Oliveira, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Graduando em Letras Português pela Universidade Regional do Cariri.

Raimundo Nonato da Silva Salviano, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

 Graduando em Letras Português pela Universidade Regional do Cariri.

José Marcos Ernesto Santana de França, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

DOUTORADO EM LINGUÍSTICA, PÓS-DOUTORADO EM LINGUÍSTICA/LINGUÍSTICA APLICADA, PROFESSOR ASSISTENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURAS E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI/CE, MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA EM DISCURSO, CULTURA E IDENTIDADES (DISCULTI/CNPq).

Publicado
24-02-2021
Como Citar
DE SOUSA MARTINS, S.; DE OLIVEIRA, L. H.; NONATO DA SILVA SALVIANO, R.; FRANÇA, J. M. E. S. DE. Gêneros textuais e sequência didática: ferramentas para o desenvolvimento das práticas sociais de leitura e de escrita numa perspectiva sociodiscursiva. Revista do GELNE, v. 23, n. 1, p. 169-184, 24 fev. 2021.
Seção
Artigos