O interacionismo em aquisição de linguagem como um lugar de investigação para a escrita infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n2ID22037

Resumo

Este trabalho consiste em apresentar o interacionismo em aquisição de linguagem como alternativa à investigação da aquisição da linguagem escrita, uma vez que essa proposição articula um referencial teórico que possibilita a abertura de uma nova perspectiva de análise fundamentada na relação sujeito/língua. Partimos, então, do movimento feito pela pesquisadora brasileira Cláudia de Lemos, em busca de uma teoria de linguagem que analisasse o percurso linguístico da criança e, também, de sua articulação entre a linguística estruturalista de base europeia e a psicanálise lacaniana, proposta que influenciou os trabalhos de Sônia Borges e Zelma Bosco. Nessa perspectiva, na tentativa de exemplificar a aquisição da escrita com base no interacionismo em aquisição de linguagem, recorremos a textos já analisados e discutidos por essas duas últimas autoras. Observamos que, na travessia da criança pela aquisição da escrita, os escritos do outro funcionam como um espelho para a criança no início do percurso de aquisição da linguagem escrita, em razão de a materialidade dos diversos textos e a interação da criança com essa materialidade facilitarem o aparecimento de aspectos gráficos e textuais na escrita inicial da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Graduada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada. Professora da rede estadual de Pernambuco.

Downloads

Publicado

24-11-2021

Como Citar

PEREIRA LIMA CARVALHO, M. W. O interacionismo em aquisição de linguagem como um lugar de investigação para a escrita infantil. Revista do GELNE, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 207–218, 2021. DOI: 10.21680/1517-7874.2021v23n2ID22037. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/22037. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos