O interacionismo em aquisição de linguagem como um lugar de investigação para a escrita infantil
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n2ID22037Resumen
Este trabalho consiste em apresentar o interacionismo em aquisição de linguagem como alternativa à investigação da aquisição da linguagem escrita, uma vez que essa proposição articula um referencial teórico que possibilita a abertura de uma nova perspectiva de análise fundamentada na relação sujeito/língua. Partimos, então, do movimento feito pela pesquisadora brasileira Cláudia de Lemos, em busca de uma teoria de linguagem que analisasse o percurso linguístico da criança e, também, de sua articulação entre a linguística estruturalista de base europeia e a psicanálise lacaniana, proposta que influenciou os trabalhos de Sônia Borges e Zelma Bosco. Nessa perspectiva, na tentativa de exemplificar a aquisição da escrita com base no interacionismo em aquisição de linguagem, recorremos a textos já analisados e discutidos por essas duas últimas autoras. Observamos que, na travessia da criança pela aquisição da escrita, os escritos do outro funcionam como um espelho para a criança no início do percurso de aquisição da linguagem escrita, em razão de a materialidade dos diversos textos e a interação da criança com essa materialidade facilitarem o aparecimento de aspectos gráficos e textuais na escrita inicial da criança.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
24-11-2021
Cómo citar
PEREIRA LIMA CARVALHO, M. W. O interacionismo em aquisição de linguagem como um lugar de investigação para a escrita infantil. Revista do GELNE, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 207–218, 2021. DOI: 10.21680/1517-7874.2021v23n2ID22037. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/22037. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista do GELNE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.