A escrita e o outro: dialogismo e formação do sujeito autor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID24572

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar um evento de produção textual no qual os sujeitos, em seu contexto de produção, puderam constituir o ato de reflexão de sua práxis tornando-se autores por intermédio da palavra própria e da palavra outra. Trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) de abordagem qualitativa (BAUER; GASKEL, 2002). A partir dos pressupostos teóricos de Bakhtin (2010; 2011; 2017), Volóchinov (2017), entre outros, analisamos o desenvolvimento do texto dos alunos que aconteceu por intermédio do processo da mediação dialógica por uma oferta de contrapalavra (BAKHTIN, 2011; GERALDI, 2002). Os resultados indicam que, através da interação dialógica, o outro tem papel fundante na construção e enriquecimento do texto, colaborando na formação do sujeito autor e contribuindo para o desenvolvimento de eventos de narração mais detalhados através do uso de recursos linguísticos como densidade informacional e variedade lexical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilton Petrus, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Letras Português e suas Literaturas pela UFAL. Membro do Grupo de Pesquisa em Didática da Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE/UFAL).

Elian da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME) e do grupo de pesquisa Escritura,Texto & Criação (ET&C), atuando na linha de pesquisa Educação e Linguagem.

Adriana Cavalcanti dos Santos , Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Mestra em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL);  Licenciada em Pedagogia (UPE) e Licenciada em Letras pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação.

Yana Liss Soares Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Professora do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Downloads

Publicado

24-03-2022

Como Citar

PETRUS, W.; SANTOS, E. da S.; CAVALCANTI DOS SANTOS , A. .; GOMES, Y. L. S. A escrita e o outro: dialogismo e formação do sujeito autor. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 15–29, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n1ID24572. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/24572. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos