A escrita e o outro: dialogismo e formação do sujeito autor
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID24572Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar um evento de produção textual no qual os sujeitos, em seu contexto de produção, puderam constituir o ato de reflexão de sua práxis tornando-se autores por intermédio da palavra própria e da palavra outra. Trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) de abordagem qualitativa (BAUER; GASKEL, 2002). A partir dos pressupostos teóricos de Bakhtin (2010; 2011; 2017), Volóchinov (2017), entre outros, analisamos o desenvolvimento do texto dos alunos que aconteceu por intermédio do processo da mediação dialógica por uma oferta de contrapalavra (BAKHTIN, 2011; GERALDI, 2002). Os resultados indicam que, através da interação dialógica, o outro tem papel fundante na construção e enriquecimento do texto, colaborando na formação do sujeito autor e contribuindo para o desenvolvimento de eventos de narração mais detalhados através do uso de recursos linguísticos como densidade informacional e variedade lexical.
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