O discurso sobre masculinidade tóxica em uma campanha publicitária governamental
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n1ID26319Resumen
Neste artigo, o objetivo é analisar o discurso sobre a masculinidade tóxica em três peças publicitárias da campanha “Nova Masculinidade”, realizada pelo Governo do Estado da Bahia em 2019, como ação de prevenção à violência contra mulheres. Para isso, utiliza-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, enfocando a constituição, formulação e circulação dos sentidos sobre esse tipo de masculinidade. Com a análise, é possível perceber que a memória dos estudos de gênero, dos estudos das masculinidades e dos movimentos sociais que lutam contra a violência de gênero sustentam os enunciados da campanha em questão. Além disso, os sentidos constituídos e formulados circulam em espaços com grande movimentação de uma diversidade de pessoas, o que poderia favorecer na ressignificação do objeto discursivo "masculinidade'', proposta pela campanha. Entretanto, “Nova Masculinidade” é da ordem do acontecimento, não entrando para a regularidade da memória.
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