Só se aprende a fazer, fazendo! desenvolvendo as competências argumentativas dos discentes: o trabalho com o gênero textual artigo de opinião
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n2ID28918Resumo
A argumentação está presente em inúmeras práticas discursivas do cotidiano, tanto por meio da escrita, como também através da oralidade. Nessa direção, o presente artigo tem como objetivo propor o ensino do gênero textual artigo de opinião como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de competências argumentativas dos discentes. Nesse passo, analisa-se a construção da argumentação na produção de artigos de opinião por alunos do 8º ano a partir de uma sequência didática, junto a uma escola pública de ensino fundamental do município de Crato-CE. A metodologia adotada na pesquisa foi de base qualitativa, com foco na modalidade pesquisa-ação, com base nas experiências de regência da pesquisadora durante o Estágio Supervisionado I, do curso de Letras. Para isso, a fundamentação teórica foi ancorada na orientação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com os autores Schneuwly e Dolz (2004), com foco no gênero textual artigo de opinião, segundo Boff, Köche e Marinello (2009) e Bräkling (2000), e nos aspectos teóricos da argumentação com Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Fiorin (2015) e Koch e Elias (2016). A análise das produções textuais que constituíram o corpus permitiu observar avanços significativos quanto ao desenvolvimento argumentativo dos discentes entre a produção inicial e a produção final, além de evidenciar que as práticas de ensino voltadas para a argumentação auxiliam na formação do sujeito crítico-reflexivo e que o trabalho com o artigo de opinião se mostra um forte aliado para o desenvolvimento da competência argumentativa dos discentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.