Só se aprende a fazer, fazendo! desenvolvendo as competências argumentativas dos discentes: o trabalho com o gênero textual artigo de opinião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n2ID28918

Resumo

A argumentação está presente em inúmeras práticas discursivas do cotidiano, tanto por meio da escrita, como também através da oralidade. Nessa direção, o presente artigo tem como objetivo propor o ensino do gênero textual artigo de opinião como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de competências argumentativas dos discentes. Nesse passo, analisa-se a construção da argumentação na produção de artigos de opinião por alunos do 8º ano a partir de uma sequência didática, junto a uma escola pública de ensino fundamental do município de Crato-CE. A metodologia adotada na pesquisa foi de base qualitativa, com foco na modalidade pesquisa-ação, com base nas experiências de regência da pesquisadora durante o Estágio Supervisionado I, do curso de Letras. Para isso, a fundamentação teórica foi ancorada na orientação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com os autores Schneuwly e Dolz (2004), com foco no gênero textual artigo de opinião, segundo Boff, Köche e Marinello (2009) e Bräkling (2000), e nos aspectos teóricos da argumentação com Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Fiorin (2015) e Koch e Elias (2016). A análise das produções textuais que constituíram o corpus permitiu observar avanços significativos quanto ao desenvolvimento argumentativo dos discentes entre a produção inicial e a produção final, além de evidenciar que as práticas de ensino voltadas para a argumentação auxiliam na formação do sujeito crítico-reflexivo e que o trabalho com o artigo de opinião se mostra um forte aliado para o desenvolvimento da competência argumentativa dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely Martins, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós-graduanda em Psicologia Aplicada à Educação pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas voltadas para o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa por meio de gêneros textuais, ancorada no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

DE FRANÇA, J. M. E. S.; FERREIRA, S. D. S. M. Só se aprende a fazer, fazendo! desenvolvendo as competências argumentativas dos discentes: o trabalho com o gênero textual artigo de opinião . Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 84–99, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n2ID28918. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/28918. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos