Só se aprende a fazer, fazendo! desenvolvendo as competências argumentativas dos discentes: o trabalho com o gênero textual artigo de opinião

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n2ID28918

Resumen

A argumentação está presente em inúmeras práticas discursivas do cotidiano, tanto por meio da escrita, como também através da oralidade. Nessa direção, o presente artigo tem como objetivo propor o ensino do gênero textual artigo de opinião como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de competências argumentativas dos discentes. Nesse passo, analisa-se a construção da argumentação na produção de artigos de opinião por alunos do 8º ano a partir de uma sequência didática, junto a uma escola pública de ensino fundamental do município de Crato-CE. A metodologia adotada na pesquisa foi de base qualitativa, com foco na modalidade pesquisa-ação, com base nas experiências de regência da pesquisadora durante o Estágio Supervisionado I, do curso de Letras. Para isso, a fundamentação teórica foi ancorada na orientação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com os autores Schneuwly e Dolz (2004), com foco no gênero textual artigo de opinião, segundo Boff, Köche e Marinello (2009) e Bräkling (2000), e nos aspectos teóricos da argumentação com Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Fiorin (2015) e Koch e Elias (2016). A análise das produções textuais que constituíram o corpus permitiu observar avanços significativos quanto ao desenvolvimento argumentativo dos discentes entre a produção inicial e a produção final, além de evidenciar que as práticas de ensino voltadas para a argumentação auxiliam na formação do sujeito crítico-reflexivo e que o trabalho com o artigo de opinião se mostra um forte aliado para o desenvolvimento da competência argumentativa dos discentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

SUELY DE SOUSA MARTINS FERREIRA, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós-graduanda em Psicologia Aplicada à Educação pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas voltadas para o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa por meio de gêneros textuais, ancorada no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo.

Publicado

28-12-2022

Cómo citar

DE FRANÇA, J. M. E. S.; FERREIRA, S. D. S. M. Só se aprende a fazer, fazendo! desenvolvendo as competências argumentativas dos discentes: o trabalho com o gênero textual artigo de opinião . Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 84–99, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n2ID28918. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/28918. Acesso em: 24 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos