Literatura marginal/periférica, “novos” saraus e slams

Autores

  • Itamara Patrícia de Souza Almeida
  • Ana Cristina Marinho UFPB

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29845

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar o modo como os “novos” saraus e os slams de poesia potencializam a literatura marginal/periférica, produção literária e “extraliterária” (NASCIMENTO, 2009) advinda de periferias brasileiras que surge com este selo, em meados dos anos 2000, com a publicação dos três atos da Revista Caros Amigos. A revista, intitulada de Caros Amigos Literatura/Marginal: a cultura da periferia, foi idealizada pelo escritor Ferréz e aglutinou diversos/as escritores/as, ativistas, artistas periféricos/as, em especial da cidade de São Paulo. A hipótese levantada no texto é de que os “novos” saraus, expressão utilizada por Lucía Tennina (2017), e os slams de poesia potencializam a literatura marginal/periférica, pois corroboram com a lógica coletiva que ela evoca desde o seu início e fortalecem outras dimensões da literatura associadas aos signos da oralidade e da performance, além da dimensão cidadã e de uma articulação com movimentos sociais como o hip-hop.

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Publicado

29-03-2023

Como Citar

DE SOUZA ALMEIDA, I. P.; MARINHO, A. C. Literatura marginal/periférica, “novos” saraus e slams. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e29845, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29845. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29845. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos