Vinho é calor: integração conceptual e metáforas em níveis na conceptualização de meme

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n2ID29868

Resumo

Analisa-se um meme sobre consumo de vinho, à luz das teorias da integração conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002) e da metáfora conceptual estendida (KÖVECSES, 2020), com objetivo de evidenciar a adequação dessas ferramentas teóricas ao estudo de produções multimodais. Além desse arcabouço, outros conceitos da Semântica Cognitiva serão tomados: esquemas imagéticos, domínios, frames e espaços mentais, entre outras noções ligadas à construção de sentido. O meme selecionado para análise foi postado em um grupo de conversa do WhatsApp e em uma página de academia de ginástica do Facebook. Assim, no que tange ao seu objetivo geral, este trabalho pode ser considerado descritivo-exploratório, porque envolve a busca de relações entre os conceitos em que a análise do meme foi baseada, de modo a evidenciar como a relação entre integração conceptual e metáforas em níveis podem descrever as inferências recrutadas na conceptualização proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Bernardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Letras (Português e Literaturas de língua portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integra o Departamento de Estudos da Linguagem, atuando na graduação e na pós-graduação.  Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva. Lidera, em parceria com Naira Velozo, o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição (NELUC).

Downloads

Publicado

10-01-2023

Como Citar

BERNARDO, S. Vinho é calor: integração conceptual e metáforas em níveis na conceptualização de meme. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 224–239, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n2ID29868. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29868. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos