Vinho é calor: integração conceptual e metáforas em níveis na conceptualização de meme

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n2ID29868

Resumen

Analisa-se um meme sobre consumo de vinho, à luz das teorias da integração conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002) e da metáfora conceptual estendida (KÖVECSES, 2020), com objetivo de evidenciar a adequação dessas ferramentas teóricas ao estudo de produções multimodais. Além desse arcabouço, outros conceitos da Semântica Cognitiva serão tomados: esquemas imagéticos, domínios, frames e espaços mentais, entre outras noções ligadas à construção de sentido. O meme selecionado para análise foi postado em um grupo de conversa do WhatsApp e em uma página de academia de ginástica do Facebook. Assim, no que tange ao seu objetivo geral, este trabalho pode ser considerado descritivo-exploratório, porque envolve a busca de relações entre os conceitos em que a análise do meme foi baseada, de modo a evidenciar como a relação entre integração conceptual e metáforas em níveis podem descrever as inferências recrutadas na conceptualização proposta.

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Biografía del autor/a

Sandra Bernardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Letras (Português e Literaturas de língua portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integra o Departamento de Estudos da Linguagem, atuando na graduação e na pós-graduação.  Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva. Lidera, em parceria com Naira Velozo, o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição (NELUC).

Publicado

10-01-2023

Cómo citar

BERNARDO, S. Vinho é calor: integração conceptual e metáforas em níveis na conceptualização de meme. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 224–239, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n2ID29868. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29868. Acesso em: 24 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos