Aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na L1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29977Resumo
Este artigo visa reportar um estudo que investigou o nível de aceitabilidade e os efeitos do treinamento linguístico de pronomes clíticos por meio da tarefa do labirinto como uma ferramenta pedagógica para aprimorar o conhecimento implícito de estruturas da língua nativa de indivíduos de alta escolaridade. Evidências recentes sugerem que o treinamento linguístico baseado em alta exposição a estruturas de menor frequência pode modificar o conhecimento e o comportamento em relação a elas. Analisamos o comportamento de brasileiros falantes de português como primeira língua em relação à aceitabilidade de pronomes clíticos (ênclise e próclise) e verificamos os efeitos de um treinamento remoto com a tarefa do labirinto, comparando os resultados de um pré-teste e de um pós-teste, nos quais medimos julgamentos de aceitabilidade. Em relação à aceitabilidade dos pronomes, os resultados sugerem que as duas estruturas com os pronomes clíticos geraram comportamentos similares entre os participantes de alta escolaridade, apontando para um efeito da escolaridade sobre o refinamento no processamento da colocação pronominal. Sobre os efeitos do treinamento com a tarefa labirinto, a intervenção implementada não foi suficiente para gerar um efeito na percepção sobre a aceitabilidade das estruturas pronominais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.