Aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na L1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade

Autores

  • Cândido Samuel Fonseca de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-7578-6288
  • Janaina Weissheimer Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29977

Resumo

Este artigo visa reportar um estudo que investigou o nível de aceitabilidade e os efeitos do treinamento linguístico de pronomes clíticos por meio da tarefa do labirinto como uma ferramenta pedagógica para aprimorar o conhecimento implícito de estruturas da língua nativa de indivíduos de alta escolaridade. Evidências recentes sugerem que o treinamento linguístico baseado em alta exposição a estruturas de menor frequência pode modificar o conhecimento e o comportamento em relação a elas. Analisamos o comportamento de brasileiros falantes de português como primeira língua em relação à aceitabilidade de pronomes clíticos (ênclise e próclise) e verificamos os efeitos de um treinamento remoto com a tarefa do labirinto, comparando os resultados de um pré-teste e de um pós-teste, nos quais medimos julgamentos de aceitabilidade. Em relação à aceitabilidade dos pronomes, os resultados sugerem que as duas estruturas com os pronomes clíticos geraram comportamentos similares entre os participantes de alta escolaridade, apontando para um efeito da escolaridade sobre o refinamento no processamento da colocação pronominal. Sobre os efeitos do treinamento com a tarefa labirinto, a intervenção implementada não foi suficiente para gerar um efeito na percepção sobre a aceitabilidade das estruturas pronominais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cândido Samuel Fonseca de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui licenciatura em língua inglesa (2010), mestrado (2013), doutorado (2016) e pós-doutorado (2018) em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a graduação, realizou um intercâmbio acadêmico com duração de um semestre na University of Wisconsin (EUA) e durante o doutorado realizou um estudo de campo na City University of New York (EUA) também com duração de um semestre. Em 2018 participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa da Fullbright na St. John's University (EUA). De 2018 a 2022 atuou como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN/UFMG). Desde 2014 é professor efetivo de língua inglesa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Desde 2019 é embaixador da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL). Desde 2020 integra o corpo docente do Curso de Especialização em Língua Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (CEI/FALE-UFMG). É pesquisador vinculado aos núcleos de pesquisa CogPRoA (UFMG), Nupes (UFMG) e GEPROL (UFPB). Possui experiência com ensino de língua inglesa presencial e a distância e desenvolve pesquisas na área de linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) aprendibilidade no desenvolvimento da L1 e da L2, (2) processamento linguístico na L1 e na L2 e (3) métodos experimentais em estudos linguísticos.   

Janaina Weissheimer, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras Português Inglês pela UNISINOS (1999), mestrado em Lingüística Aplicada pela UNISINOS (2002) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2007). Realizou estágio pós-doutoral em neurocognição na University of California in San Diego (UCSD) em 2014-2015. Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal. 

Downloads

Publicado

25-04-2023

Como Citar

SAMUEL FONSECA DE OLIVEIRA, C.; WEISSHEIMER, J. Aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na L1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e29977, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29977. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29977. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos