Aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na L1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade

Authors

  • Cândido Samuel Fonseca de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-7578-6288
  • Janaina Weissheimer Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29977

Abstract

This article aims to report a study that investigated the acceptability level and the effects of linguistic training of clitic pronouns through the maze task as a pedagogical tool to improve the implicit knowledge of L1 structures in highly educated individuals. Recent evidence suggests that language training can modify linguistic knowledge (WELLS ET AL., 2009; FINE et al., 2013; FRAUNDORF; JAGER, 2016). We analyzed the behavior of Brazilian speakers of Portuguese as a first language in relation to the acceptability of clitic pronouns (enclisis and proclisis) and verified the effects of an online training with the maze task, comparing the results of a pre-test and a post-test, in which we measure acceptability judgments. Regarding the acceptability of pronouns, the results suggest that the two structures with clitic pronouns generated similar behaviors among participants with higher education, pointing to an effect of schooling on the refinement of pronominal placement. Regarding the effects of training with the maze task, the intervention implemented was not sufficient to generate an effect on the perception of the acceptability of pronominal structures.

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Author Biographies

Cândido Samuel Fonseca de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui licenciatura em língua inglesa (2010), mestrado (2013), doutorado (2016) e pós-doutorado (2018) em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a graduação, realizou um intercâmbio acadêmico com duração de um semestre na University of Wisconsin (EUA) e durante o doutorado realizou um estudo de campo na City University of New York (EUA) também com duração de um semestre. Em 2018 participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa da Fullbright na St. John's University (EUA). De 2018 a 2022 atuou como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN/UFMG). Desde 2014 é professor efetivo de língua inglesa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Desde 2019 é embaixador da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL). Desde 2020 integra o corpo docente do Curso de Especialização em Língua Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (CEI/FALE-UFMG). É pesquisador vinculado aos núcleos de pesquisa CogPRoA (UFMG), Nupes (UFMG) e GEPROL (UFPB). Possui experiência com ensino de língua inglesa presencial e a distância e desenvolve pesquisas na área de linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) aprendibilidade no desenvolvimento da L1 e da L2, (2) processamento linguístico na L1 e na L2 e (3) métodos experimentais em estudos linguísticos.   

Janaina Weissheimer, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras Português Inglês pela UNISINOS (1999), mestrado em Lingüística Aplicada pela UNISINOS (2002) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2007). Realizou estágio pós-doutoral em neurocognição na University of California in San Diego (UCSD) em 2014-2015. Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal. 

Published

25-04-2023

How to Cite

SAMUEL FONSECA DE OLIVEIRA, C.; WEISSHEIMER, J. Aceitabilidade de pronomes clíticos e treinamento linguístico na L1 com a tarefa labirinto em indivíduos de alta escolaridade. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e29977, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29977. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29977. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos