O emoji de riso como signo ideológico: compreendendo o sujeito que ri em postagens do Facebook sobre pobreza e precarização do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31124Resumo
As transformações sociais e políticas no Brasil e no mundo têm influenciado a consciência da população. Nesse contexto, o surgimento e a evolução das redes sociais digitais têm possibilitado compreender a expressão dessa consciência por meio das diversas formas de interações realizadas pelos sujeitos nesses espaços. O emoji, em particular, é uma forma expressiva de interação presente nas publicações nas redes sociais. Neste estudo, pretendemos analisar a utilização do emoji de riso (Haha) como uma forma de reação discursiva em publicações sobre pobreza e precarização do trabalho em perfis da Folha de S. Paulo e do UOL Notícias no Facebook. Nosso objetivo é compreender o sujeito que ri diante desses problemas sociais e o posicionamento axiológico desse riso como uma forma de expressão. A pesquisa se baseia na teoria dialógica do Círculo de Bakhtin e segue uma abordagem metodológica interpretativa e qualitativa. Como resultado, identificamos que a utilização do emoji de riso (Haha) no Facebook serviu como elemento indiciário para a identificação de sujeitos que compartilham valores ideológicos do movimento político-social denominado "bolsonarismo".
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.