Orações relativas em textos científicos: ambiguidade e efeito discursivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID31377

Resumo

O artigo tem como meta analisar, em caráter preliminar, efeitos discursivos e de ambiguidade de construções relativas em artigos científicos da área da Psicologia e em produções textuais de discentes iniciantes de curso de graduação. Tradicionalmente, de modo geral, as explicativas, em contraste com as relativas restritivas, são expressas prosodicamente por isolamento, qual seja, pausa textualmente marcada. Tal aspecto, em muitos casos, resulta em interpretação ambígua ou decorre de efeito discursivo particular, em especial em produções textuais na modalidade escrita. Para verificar a possível ocorrência de ambiguidade ou efeito discursivo nessas construções, foi analisada uma amostra de Batista (2022), composta de 140 resumos de textos científicos produzidos por estudantes em fase inicial de formação superior, e um conjunto de ocorrências em artigos científicos publicados em periódicos qualificados pela CAPES da área da Psicologia. O estudo se baseia nos trabalhos de Decat (1999, 2001, 2014) a respeito das orações desgarradas/hipotáticas. Os dados mostram que o sinal gráfico da vírgula não é determinante para a interpretação ‘explicativa’ ou ‘restritiva’ das construções. Em alguns casos, o isolamento sintático se dá por efeito discursivo de foco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hadinei Ribeiro Batista, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais. Pós-doutor em Linguagem e Cognição pela Universidade de São Paulo (USP/2019). Doutor em Tecnologia e Inovação em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Desenvolve pesquisas sobre ensino de Língua Portuguesa, Linguística Teórica e Descritiva além de possuir trabalhos na interface Sociolinguística, Linguística Textual  e Linguística de Corpus. Atualmente, coordena o NETEC- Núcleo de Estudos do Texto Científico da UEMG/Divinópolis e é membro do PHBP, equipe Minas. 

Ana Paula Gonçalves de Araujo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Campus Divinópolis). Bolsista pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Atualmente, é membro do NETEC - Núcleo de Estudos do Texto Científico da UEMG/Divinópolis. 

Downloads

Publicado

05-10-2023

Como Citar

BATISTA, H. R.; ARAUJO, A. P. G. de. Orações relativas em textos científicos: ambiguidade e efeito discursivo. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e31377, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID31377. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31377. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE