Ethos em memes da comunidade surda
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31823Resumo
Tendo em vista que o humor se faz presente no cotidiano humano em meio a diversos tipos de linguagens e gêneros discursivos e que, nas redes sociais, a popularização de memes se constitui como importante difusor cultural, neste trabalho, analisamos as projeções ethoicas em memes produzidos pela comunidade surda, a partir do viés metodológico da Análise do Discurso francesa, com respaldo em Maingueneau (2008, 2020). Motivadas pelo interesse em investigar as produções de discursos enraizadas na e pela comunidade surda, quatro memes da Internet constituem material de análise. O resultado das investigações evidencia a atuação de forças heterogêneas que perpassam as relações sociais na e da comunidade, e são por elas perpassadas. Essas forças espelham nas materialidades discursivas determinadas constituições ethé em dois níveis: (1) no sentido de cristalizar o ideário de uma identidade cultural; (2) no sentido de configurar as relações comunitárias de forma mais frágeis, híbridas e subversivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.