Humor e paródia na obra juvenil "O poeta e o cavaleiro", de Pedro Bandeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31932

Resumo

O presente artigo objetiva analisar, pelo viés do riso e da paródia, a obra O poeta e o cavaleiro, escrita por Pedro Bandeira, e investigar como, por meio desses elementos, o autor constrói um elogio à arte, à desobediência e ao humor. Para tanto, nossa fundamentação teórica parte das discussões sobre o riso de Henri Bergson, da carnavalização e da paródia de Mikhail Bakhtin e da paródia como forma de arte de Linda Hutcheon, interligando com os estudos acadêmicos de Affonso Romano de Sant’anna e de José Luiz Fiorin. Como resultados, observamos que a obra literária pode fazer uma crítica à História, às instituições ou às pessoas, subvertendo e dessacralizando o estabelecido. E no caso da literatura juvenil brasileira, centro deste trabalho, estimula uma rede dialógica de contato com outras leituras e expande a consciência social sem deixar à margem o lado lúdico.

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Biografia do Autor

Severino Rodrigues, IFPE/UFPB

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação de Letras da Universidade Federal da Paraíba (PPGL-UFPB) na linha Leituras Literárias, investigando a produção literária contemporânea para jovens no Brasil. É mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL-UFPE) e graduado em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola) também pela UFPE. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), além de escritor de literatura infantil e juvenil com mais de dez livros publicados.

Cristiane Conde, IFPE/UFPB

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação de Letras da Universidade Federal da Paraíba (PPGL-UFPB) na linha Leituras Literárias, investigando o ensino de literatura na educação básica. É mestre em Administração, pela Associação Educacional Boa Viagem (AEBV), especialista em políticas públicas, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em práticas assertivas da educação profissional integrada à EJA, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e graduada em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). 

Clarice Lottermann, UNIOESTE

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2006). Possui mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Paraná (1995) e graduação em Licenciatura em Letras Português pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon (1987). Atualmente é professora aposentada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, atuando principalmente na pesquisa dos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, leitura, morte na literatura, ensino de literatura e na formação inicial e continuada de professores de Literatura. Membro do grupo de pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens e do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, da ANPOLL.

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Publicado

11-10-2023

Como Citar

RODRIGUES, S.; CONDE, C.; LOTTERMANN, C. Humor e paródia na obra juvenil "O poeta e o cavaleiro", de Pedro Bandeira. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e31932, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31932. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31932. Acesso em: 28 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguagens do cômico e práticas discursivas do humor