Humor e paródia na obra juvenil "O poeta e o cavaleiro", de Pedro Bandeira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31932

Abstract

This paper aims to analyze, through the perspective of laughter and parody, the novel O poeta e o cavaleiro, written by Pedro Bandeira, and investigate how, through these elements, the author creates a praise for art, disobedience and humor. For this purpose, our theoretical foundation starts from the discussions about laughter by Henry Bergson, carnivalization and parody by Mikhail Bakhtin and parody as an art form by Linda Hutcheon, linking with academic studies by scholars Affonso Romano Sant’anna and José Luiz Fiorin. As a result, we observed that the literary work is able to criticize History, institutions or people, subverting and desacralizing the established. Furthermore, in the case of Brazilian young adult literature, the center of this research, it stimulates a dialogical network of contact with other readings and expands social awareness without leaving aside the ludic aspects.

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Author Biographies

Severino Rodrigues, IFPE/UFPB

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação de Letras da Universidade Federal da Paraíba (PPGL-UFPB) na linha Leituras Literárias, investigando a produção literária contemporânea para jovens no Brasil. É mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL-UFPE) e graduado em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola) também pela UFPE. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), além de escritor de literatura infantil e juvenil com mais de dez livros publicados.

Cristiane Conde, IFPE/UFPB

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação de Letras da Universidade Federal da Paraíba (PPGL-UFPB) na linha Leituras Literárias, investigando o ensino de literatura na educação básica. É mestre em Administração, pela Associação Educacional Boa Viagem (AEBV), especialista em políticas públicas, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em práticas assertivas da educação profissional integrada à EJA, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e graduada em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). 

Clarice Lottermann, UNIOESTE

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2006). Possui mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Paraná (1995) e graduação em Licenciatura em Letras Português pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon (1987). Atualmente é professora aposentada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, atuando principalmente na pesquisa dos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, leitura, morte na literatura, ensino de literatura e na formação inicial e continuada de professores de Literatura. Membro do grupo de pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens e do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, da ANPOLL.

Published

11-10-2023

How to Cite

RODRIGUES, S.; CONDE, C.; LOTTERMANN, C. Humor e paródia na obra juvenil "O poeta e o cavaleiro", de Pedro Bandeira. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e31932, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31932. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31932. Acesso em: 30 jun. 2024.

Issue

Section

Dossiê temático: Linguagens do cômico e práticas discursivas do humor