Memes sobre o professor: a subjetividade docente atravessada pelo humor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31980

Resumo

Nesta pesquisa, propôs-se investigar discursos humorísticos que circulam em redes sociais a respeito do ensino escolar, com foco na figura do professor. A partir de uma perspectiva de análise de discursos foucaultiana, foi constituída uma série enunciativa, composta por memes de redes sociais como Facebook e Pinterest, a fim de descrever o(s) discursos(s) sobre ensino neles materializados. Para tanto, foram mobilizados conceitos como discurso, arqueogenealogia, enunciado, objetivação, saber e poder. A análise mostrou que o aparecimento de um meme implica em uma atualização das redes de memória a ele vinculadas. No caso específico dos memes que versam sobre o professor, sua função discursiva foi denunciar as condições de trabalho desse sujeito. Operando com os dispositivos midiático e fílmico, eles tematizam sobre as disparidades salariais entre profissionais docentes, retomando, pela via do humor, redes de memória engendradas pelas relações de poder e as investindo de novos significados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adélli Bortolon Bazza, UNESPAR

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado na mesma instituição (2016). Atualmente, é professora no Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), participa do Grupo Interinstitucional de Estudos Foucaultianos GIEF-UEM e do Grupo de Estudos de Língua Literatura e Ensino (GELLE - UNESPAR).

Caio Willians de Lirio Vicente, UNESPAR

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Paraná- Unespar. Professor de Língua Portuguesa da rede estadual de Educação do Estado do Paraná. 

Downloads

Publicado

14-08-2023

Como Citar

BORTOLON BAZZA, A.; WILLIANS DE LIRIO VICENTE, C. . Memes sobre o professor: a subjetividade docente atravessada pelo humor. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e31980, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31980. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31980. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguagens do cômico e práticas discursivas do humor