Memes sobre o professor: a subjetividade docente atravessada pelo humor
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31980Resumen
Nesta pesquisa, propôs-se investigar discursos humorísticos que circulam em redes sociais a respeito do ensino escolar, com foco na figura do professor. A partir de uma perspectiva de análise de discursos foucaultiana, foi constituída uma série enunciativa, composta por memes de redes sociais como Facebook e Pinterest, a fim de descrever o(s) discursos(s) sobre ensino neles materializados. Para tanto, foram mobilizados conceitos como discurso, arqueogenealogia, enunciado, objetivação, saber e poder. A análise mostrou que o aparecimento de um meme implica em uma atualização das redes de memória a ele vinculadas. No caso específico dos memes que versam sobre o professor, sua função discursiva foi denunciar as condições de trabalho desse sujeito. Operando com os dispositivos midiático e fílmico, eles tematizam sobre as disparidades salariais entre profissionais docentes, retomando, pela via do humor, redes de memória engendradas pelas relações de poder e as investindo de novos significados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista do GELNE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.