Memes sobre o professor: a subjetividade docente atravessada pelo humor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31980

Resumen

Nesta pesquisa, propôs-se investigar discursos humorísticos que circulam em redes sociais a respeito do ensino escolar, com foco na figura do professor. A partir de uma perspectiva de análise de discursos foucaultiana, foi constituída uma série enunciativa, composta por memes de redes sociais como Facebook e Pinterest, a fim de descrever o(s) discursos(s) sobre ensino neles materializados. Para tanto, foram mobilizados conceitos como discurso, arqueogenealogia, enunciado, objetivação, saber e poder. A análise mostrou que o aparecimento de um meme implica em uma atualização das redes de memória a ele vinculadas. No caso específico dos memes que versam sobre o professor, sua função discursiva foi denunciar as condições de trabalho desse sujeito. Operando com os dispositivos midiático e fílmico, eles tematizam sobre as disparidades salariais entre profissionais docentes, retomando, pela via do humor, redes de memória engendradas pelas relações de poder e as investindo de novos significados.

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Biografía del autor/a

Adélli Bortolon Bazza, UNESPAR

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado na mesma instituição (2016). Atualmente, é professora no Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), participa do Grupo Interinstitucional de Estudos Foucaultianos GIEF-UEM e do Grupo de Estudos de Língua Literatura e Ensino (GELLE - UNESPAR).

Caio Willians de Lirio Vicente, UNESPAR

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Paraná- Unespar. Professor de Língua Portuguesa da rede estadual de Educação do Estado do Paraná. 

Publicado

14-08-2023

Cómo citar

BORTOLON BAZZA, A.; WILLIANS DE LIRIO VICENTE, C. . Memes sobre o professor: a subjetividade docente atravessada pelo humor. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e31980, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31980. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/31980. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Dossiê temático: Linguagens do cômico e práticas discursivas do humor