Memes sobre a Cloroquina como tratamento para a Covid-19: cenografia e memória interdiscursiva midiática
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID32022Resumo
Neste trabalho, procuramos contribuir com os estudos sobre o discurso de humor, avaliando a produtividade de dois conceitos específicos – cenografia e memória interdiscursiva midiática – na análise de um pequeno conjunto de memes humorísticos que tematizam o consumo de Difosfato de Cloroquina como tratamento para a Covid-19. A análise revela que os memes humorísticos de internet apresentam cenografias bastante variadas que, por sua vez, se valem de elementos que aludem a diversas produções midiáticas. Mais exatamente, notamos que o discurso midiático, tal como postula Moirand (2003 e 2008), pode ser considerado como um grande banco de dados, fornecendo elementos (ora os personagens, ora o contexto) para a configuração cenográfica dos memes humorísticos de internet. Desse modo, entendemos que o discurso de humor não só se serve do banco de memória interdiscursiva da mídia, mas também ajuda a reforçá-lo, uma vez que, ao aludir a algum de seus elementos, contribui para sua manutenção na memória coletiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.