A hipercorreção em redações modelo Enem do site Uol Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32142

Resumo

A dificuldade de atingir a norma linguística e o grau de formalidade requerido por avaliações de escrita, como a praticada pelo Enem, descortina a insegurança linguística de muitos estudantes brasileiros. Tal insegurança se materializa nas produções por meio de recursos como a aplicação exagerada de regras — a hipercorreção. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar e descrever qualitativamente os usos hipercorrigidos em redações modelo Enem produzidas por candidatos ao exame e corrigidas por profissionais do site UOL Educação. Para isso, analisamos 80 redações do site, catalogamos os usos hipercorrigidos identificados, evidenciando o tipo e a (não) correção por parte do profissional e, por fim, descrevemos cada um dos casos com base nas discussões da Sociolinguística, a partir de Bagno (2021), Bortone e Alves (2014) e Calvet (2002), observando os catalisadores que influenciam os casos identificados — as regras da norma-padrão e o domínio insuficiente, por parte dos redatores, das regras e convenções que regem o português escrito formal. Diante dos resultados, constatamos que a hipercorreção é um fenômeno presente em textos de estudantes candidatos ao exame, sendo majoritariamente identificado e corrigido pelo profissional de língua. No entanto, como indício de insegurança linguística, representa uma questão latente no ensino de português.

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Biografia do Autor

Sidney Silva Martins, Universidade Federal de Sergipe

Pós-graduado em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG) e Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Raquel Márcia Fontes Martins, Universidade Federal de Lavras

Professora do curso de graduação de Letras, do curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG). Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos e Graduada em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

05-10-2023

Como Citar

SILVA MARTINS, S.; FONTES MARTINS, R. M. A hipercorreção em redações modelo Enem do site Uol Educação. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32142, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32142. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32142. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE