A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo: a mediação de leitura como aproximação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32200

Resumo

A partir de uma mediação de leitura literária discutimos os possíveis impactos produzidos por meio do desenvolvimento de um projeto universitário integrado de extensão, ensino e pesquisa, que promoveu ações em torno da literatura em uma escola pública brasileira de Ensino Fundamental I, localizada na região Oeste do Paraná, em contexto do campo. Entre as iniciativas realizadas, houve a implantação de uma biblioteca escolar naquele espaço, passando pela catalogação do acervo até a realização de mediações de leitura, baseados no círculo de leitura (CHAMBERS, 2007; 2011). Com análises interpretativas, neste momento, evidenciamos de que maneira tem ocorrido esse processo de interlocução e se houve mudanças no ambiente escolar trabalhado através das diferentes atividades que se realizaram entre as crianças e a equipe universitária. Depreendemos que, com a leitura mediada de uma história sobre as possíveis diferenças entre a região do campo e da cidade, as crianças refletiram sobre sua identificação com o protagonista, levantando informações sobre o seu bairro e suas vivências, aproximando os mediadores da realidade vivida por elas naquele contexto, uma prática que fomentou o diálogo entre o grupo universitário e os alunos da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Cortez, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Docente da área de Letras e Linguística na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) desde 2014, com pesquisas e projetos de extensão voltados às áreas de Literatura e Ensino. Formada em Letras Português, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC-UNILA) e do PROFLetras Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Coordenadora do projeto de pesquisa e extensão Vivendo Livros Latino-Americanos na Tríplice Fronteira. Bolsista de Produtividade Desenvolvimento, Tecnologia e Extensão Inovadora – 2/CNPQ.

Franciele Maria Martiny, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Docente da área de Letras e Linguística na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) desde 2015, com pesquisas e projetos de extensão voltados à comunidade da tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina. Formada em Letras Português/Alemão, Mestre e Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em "Linguagem e Sociedade" da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Participa dos grupos de pesquisa "Políticas Linguísticas e Educacionais no Oeste do Paraná" e "Estudos (Sócio)Linguísticos e de Integração de Culturas na América Latina". Pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em "Linguística Aplicada" (PPG-LA) da UNICAMP. Foi coordenadora do Posto Aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras) do Posto Aplicador da Unila (2020-2022) e vice-coordenadora da Especialização em "Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais" (EAALA) também na Unila (2021-2022).

Downloads

Publicado

05-10-2023

Como Citar

CORTEZ, M. .; MARTINY, F. M. A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo: a mediação de leitura como aproximação. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32200, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32200. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32200. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE