A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo: a mediação de leitura como aproximação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32200Resumo
A partir de uma mediação de leitura literária discutimos os possíveis impactos produzidos por meio do desenvolvimento de um projeto universitário integrado de extensão, ensino e pesquisa, que promoveu ações em torno da literatura em uma escola pública brasileira de Ensino Fundamental I, localizada na região Oeste do Paraná, em contexto do campo. Entre as iniciativas realizadas, houve a implantação de uma biblioteca escolar naquele espaço, passando pela catalogação do acervo até a realização de mediações de leitura, baseados no círculo de leitura (CHAMBERS, 2007; 2011). Com análises interpretativas, neste momento, evidenciamos de que maneira tem ocorrido esse processo de interlocução e se houve mudanças no ambiente escolar trabalhado através das diferentes atividades que se realizaram entre as crianças e a equipe universitária. Depreendemos que, com a leitura mediada de uma história sobre as possíveis diferenças entre a região do campo e da cidade, as crianças refletiram sobre sua identificação com o protagonista, levantando informações sobre o seu bairro e suas vivências, aproximando os mediadores da realidade vivida por elas naquele contexto, uma prática que fomentou o diálogo entre o grupo universitário e os alunos da escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.