Falsos diminutivos do português brasileiro e seu reconhecimento em um dicionário computacional de livre acesso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32202

Resumo

Neste trabalho propõe-se a criação de uma lista de falsos diminutivos do português brasileiro (PB) e a análise e descrição de sua cobertura por um dicionário computacional (DELAF-BR), que, assim como outros dicionários (léxicos) computacionais, é um recurso basilar para o processamento da linguagem e depende da descrição minuciosa e sistemática da língua. Para tanto, analisaram-se 953 lexemas terminados em -inho/-inha, retirados de dicionários e de corpus do PB, classificando-os em: (i) diminutivos reais (Dim), podendo designar grau de tamanho (botinha), intensidade (cedinho), juventude (homenzinho) e juízo de valor (povinho); e (ii) falsos diminutivos (FDim), em que o significado do lexema se distancia da palavra da qual deriva (almofadinha, camisinha, carrinho). Com a lista de 468 FDim construída, foi analisado o seu processamento pelo DELAF-BR e verificou-se que apenas 31 lexemas descritos (6,6%) constavam nesse dicionário eletrônico com entradas independentes. Considerando-se  ainda os 37 FDim mais frequentes em corpora de língua geral, o resultado foi semelhante: apenas 10,8% dos casos (4 lexemas) estavam contemplados no dicionário. Sendo assim, esta pesquisa apresenta contribuições não só para os estudos descritivos da língua, mas, sobretudo, para a área de Processamento de Língua Natural com a construção de um recurso lexical de FDim do PB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roana Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. É Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe, onde atua na graduação e na pós-graduação. Pesquisa (e compara), principalmente, sobre o comportamento sintático-semântico de construções verbais de variantes das línguas portuguesa e espanhola, e tem interesse nas áreas de linguística computacional e estudos do léxico.

Oto Araújo Vale, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Professor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, onde atua na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: expressões cristalizadas, léxico-gramática, dicionários eletrônicos e linguística de corpus.

Downloads

Publicado

05-10-2023

Como Citar

RODRIGUES, R.; ARAÚJO VALE, O. . Falsos diminutivos do português brasileiro e seu reconhecimento em um dicionário computacional de livre acesso. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32202, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32202. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32202. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE