Falsos diminutivos do português brasileiro e seu reconhecimento em um dicionário computacional de livre acesso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32202

Resumen

Neste trabalho propõe-se a criação de uma lista de falsos diminutivos do português brasileiro (PB) e a análise e descrição de sua cobertura por um dicionário computacional (DELAF-BR), que, assim como outros dicionários (léxicos) computacionais, é um recurso basilar para o processamento da linguagem e depende da descrição minuciosa e sistemática da língua. Para tanto, analisaram-se 953 lexemas terminados em -inho/-inha, retirados de dicionários e de corpus do PB, classificando-os em: (i) diminutivos reais (Dim), podendo designar grau de tamanho (botinha), intensidade (cedinho), juventude (homenzinho) e juízo de valor (povinho); e (ii) falsos diminutivos (FDim), em que o significado do lexema se distancia da palavra da qual deriva (almofadinha, camisinha, carrinho). Com a lista de 468 FDim construída, foi analisado o seu processamento pelo DELAF-BR e verificou-se que apenas 31 lexemas descritos (6,6%) constavam nesse dicionário eletrônico com entradas independentes. Considerando-se  ainda os 37 FDim mais frequentes em corpora de língua geral, o resultado foi semelhante: apenas 10,8% dos casos (4 lexemas) estavam contemplados no dicionário. Sendo assim, esta pesquisa apresenta contribuições não só para os estudos descritivos da língua, mas, sobretudo, para a área de Processamento de Língua Natural com a construção de um recurso lexical de FDim do PB.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roana Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. É Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe, onde atua na graduação e na pós-graduação. Pesquisa (e compara), principalmente, sobre o comportamento sintático-semântico de construções verbais de variantes das línguas portuguesa e espanhola, e tem interesse nas áreas de linguística computacional e estudos do léxico.

Oto Araújo Vale, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Professor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, onde atua na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: expressões cristalizadas, léxico-gramática, dicionários eletrônicos e linguística de corpus.

Publicado

05-10-2023

Cómo citar

RODRIGUES, R.; ARAÚJO VALE, O. . Falsos diminutivos do português brasileiro e seu reconhecimento em um dicionário computacional de livre acesso. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32202, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32202. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32202. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE