Argumentação multimodal a partir da articulação de semioses no gênero advergame
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32214Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), cuja versão final foi publicada em 2018, reconhece as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como uma realidade impactante nos processos de ensino e aprendizagem, como aponta a quinta competência geral que prevê a compreensão, o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas práticas de linguagem, incluindo as que acontecem na escola. A BNCC também reconhece, na competência geral número sete, que a argumentação é um importante objeto de ensino e aprendizagem, visto que promove a formulação, negociação e defesa de ideias, pontos de vista, o que favorece a tomada de decisão em variados espaços sociais. Entende-se que, por isso, os novos gêneros multimodais e argumentativos em circulação são citados diretamente na Base (como podcasts, social advertising, advergames etc.), porém faltam estudos voltados à descrição e análise linguística de seus aspectos constitutivos. Essa carência nos instigou a propor o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, em nível de doutorado, voltada à caracterização do gênero digital multimodal argumentativo advergame. Pretende-se analisar e descrever alguns dos processos semióticos e linguísticos no campo da argumentação multimodal, partindo da observação desse gênero em uso, utilizando as bases teóricas da argumentação prática (GONÇALVES-SEGUNDO, 2020), da Retórica da Argumentação Visual (KJELDSEN, 2015, 2018) e da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). O recorte feito para este artigo traz algumas análises iniciais feitas a partir do advergame Cooking Mama, The Unauthorized PETA Edition: Mama Kills Animals. Assim, espera-se contribuir com a compreensão linguística dos aspectos constitutivos desse gênero e com a geração de subsídios para compor práticas pedagógicas alinhadas aos desafios contemporâneos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.