Argumentação multimodal a partir da articulação de semioses no gênero advergame

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32214

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), cuja versão final foi publicada em 2018, reconhece as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como uma realidade impactante nos processos de ensino e aprendizagem, como aponta a quinta competência geral que prevê a compreensão, o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas práticas de linguagem, incluindo as que acontecem na escola. A BNCC também reconhece, na competência geral número sete, que a argumentação é um importante objeto de ensino e aprendizagem, visto que promove a formulação, negociação e defesa de ideias, pontos de vista, o que favorece a tomada de decisão em variados espaços sociais. Entende-se que, por isso, os novos gêneros multimodais e argumentativos em circulação são citados diretamente na Base (como podcasts, social advertising, advergames etc.), porém faltam estudos voltados à descrição e análise linguística de seus aspectos constitutivos. Essa carência nos instigou a propor o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, em nível de doutorado, voltada à caracterização do gênero digital multimodal argumentativo advergame. Pretende-se analisar e descrever alguns dos processos semióticos e linguísticos no campo da argumentação multimodal, partindo da observação desse gênero em uso, utilizando as bases teóricas da argumentação prática (GONÇALVES-SEGUNDO, 2020), da Retórica da Argumentação Visual (KJELDSEN, 2015, 2018) e da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). O recorte feito para este artigo traz algumas análises iniciais feitas a partir do advergame Cooking Mama, The Unauthorized PETA Edition: Mama Kills Animals. Assim, espera-se contribuir com a compreensão linguística dos aspectos constitutivos desse gênero e com a geração de subsídios para compor práticas pedagógicas alinhadas aos desafios contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilson de Souza Soares, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS). Realizou o Mestrado Profissional em Letras na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Marabá, 2020. É professor da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/AM.

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Participa do PPGL e do Profletras da UFS, campus São Cristóvão, do PPGL: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz e PPGEL da Universidade Estadual de Feira de Santana Líder do GPARA – Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas e é colíder do Grupo de Pesquisa ELAD - Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso

Downloads

Publicado

05-10-2023

Como Citar

SOARES, E. de S.; AZEVEDO, I. C. M. de. Argumentação multimodal a partir da articulação de semioses no gênero advergame. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32214, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32214. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32214. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE