Argumentação multimodal a partir da articulação de semioses no gênero advergame
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32214Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), cuja versão final foi publicada em 2018, reconhece as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como uma realidade impactante nos processos de ensino e aprendizagem, como aponta a quinta competência geral que prevê a compreensão, o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas práticas de linguagem, incluindo as que acontecem na escola. A BNCC também reconhece, na competência geral número sete, que a argumentação é um importante objeto de ensino e aprendizagem, visto que promove a formulação, negociação e defesa de ideias, pontos de vista, o que favorece a tomada de decisão em variados espaços sociais. Entende-se que, por isso, os novos gêneros multimodais e argumentativos em circulação são citados diretamente na Base (como podcasts, social advertising, advergames etc.), porém faltam estudos voltados à descrição e análise linguística de seus aspectos constitutivos. Essa carência nos instigou a propor o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, em nível de doutorado, voltada à caracterização do gênero digital multimodal argumentativo advergame. Pretende-se analisar e descrever alguns dos processos semióticos e linguísticos no campo da argumentação multimodal, partindo da observação desse gênero em uso, utilizando as bases teóricas da argumentação prática (GONÇALVES-SEGUNDO, 2020), da Retórica da Argumentação Visual (KJELDSEN, 2015, 2018) e da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). O recorte feito para este artigo traz algumas análises iniciais feitas a partir do advergame Cooking Mama, The Unauthorized PETA Edition: Mama Kills Animals. Assim, espera-se contribuir com a compreensão linguística dos aspectos constitutivos desse gênero e com a geração de subsídios para compor práticas pedagógicas alinhadas aos desafios contemporâneos.
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