Práticas de letramento no Laboratório de Leitura e Produção Textual: gênero científicos, oralidade e tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32221

Resumo

O Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão com estudantes do Ensino Médio Técnico e Tecnológico e Graduação, com o objetivo de tornar essas/es jovens protagonistas dentro da sociedade, alcançando a sua emancipação e local de fala. O presente trabalho visa apresentar cinco projetos de letramento realizados no Ensino Médio do Colégio Técnico de Floriano e o curso de extensão “Leitura e escrita para jovens: introdução aos gêneros científicos”, pautados nos letramentos, dentro das competências e habilidades apontadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aproximando assim, as/os jovens da cultura interdisciplinar, leitura e escrita de gêneros discursivos incluindo os científicos, a fim de amenizar as dificuldades encontradas dentro de sala de aula em relação aos diferentes textos. Dessa forma, o LPT promove ações e atividades educacionais e sociais, incentivando as/os estudantes da educação básica a se tornarem sujeitos ativos na sociedade em que vivem, estimulando o crescimento pessoal, acadêmico e profissional, superando dificuldades muitas vezes encontradas por falta de oportunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Freire de Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Egressa do Colégio Técnico de Floriano/UFPI e graduanda em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí. Foi bolsista PIBIC Jr CNPq, de 2019 a 2022, passando pelos projetos “Educação Profissional e Tecnológica” e “LPT Acadêmico” no Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq).   

José Ribamar Lopes Batista Júnior, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília, professor de ensino básico, técnico e tecnológico na Universidade Federal do Piauí, coordenador do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq).

Downloads

Publicado

05-10-2023

Como Citar

FREIRE DE SOUSA, A. B.; LOPES BATISTA JÚNIOR, J. R. . Práticas de letramento no Laboratório de Leitura e Produção Textual: gênero científicos, oralidade e tecnologias digitais. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32221, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32221. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32221. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE