Práticas de letramento no Laboratório de Leitura e Produção Textual: gênero científicos, oralidade e tecnologias digitais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32221

Resumen

O Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão com estudantes do Ensino Médio Técnico e Tecnológico e Graduação, com o objetivo de tornar essas/es jovens protagonistas dentro da sociedade, alcançando a sua emancipação e local de fala. O presente trabalho visa apresentar cinco projetos de letramento realizados no Ensino Médio do Colégio Técnico de Floriano e o curso de extensão “Leitura e escrita para jovens: introdução aos gêneros científicos”, pautados nos letramentos, dentro das competências e habilidades apontadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aproximando assim, as/os jovens da cultura interdisciplinar, leitura e escrita de gêneros discursivos incluindo os científicos, a fim de amenizar as dificuldades encontradas dentro de sala de aula em relação aos diferentes textos. Dessa forma, o LPT promove ações e atividades educacionais e sociais, incentivando as/os estudantes da educação básica a se tornarem sujeitos ativos na sociedade em que vivem, estimulando o crescimento pessoal, acadêmico e profissional, superando dificuldades muitas vezes encontradas por falta de oportunidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Beatriz Freire de Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Egressa do Colégio Técnico de Floriano/UFPI e graduanda em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí. Foi bolsista PIBIC Jr CNPq, de 2019 a 2022, passando pelos projetos “Educação Profissional e Tecnológica” e “LPT Acadêmico” no Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq).   

José Ribamar Lopes Batista Júnior, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília, professor de ensino básico, técnico e tecnológico na Universidade Federal do Piauí, coordenador do Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq).

Publicado

05-10-2023

Cómo citar

FREIRE DE SOUSA, A. B.; LOPES BATISTA JÚNIOR, J. R. . Práticas de letramento no Laboratório de Leitura e Produção Textual: gênero científicos, oralidade e tecnologias digitais. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32221, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32221. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32221. Acesso em: 24 jul. 2024.

Número

Sección

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE