Práticas de letramento no Laboratório de Leitura e Produção Textual: gênero científicos, oralidade e tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32221Resumen
O Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão com estudantes do Ensino Médio Técnico e Tecnológico e Graduação, com o objetivo de tornar essas/es jovens protagonistas dentro da sociedade, alcançando a sua emancipação e local de fala. O presente trabalho visa apresentar cinco projetos de letramento realizados no Ensino Médio do Colégio Técnico de Floriano e o curso de extensão “Leitura e escrita para jovens: introdução aos gêneros científicos”, pautados nos letramentos, dentro das competências e habilidades apontadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aproximando assim, as/os jovens da cultura interdisciplinar, leitura e escrita de gêneros discursivos incluindo os científicos, a fim de amenizar as dificuldades encontradas dentro de sala de aula em relação aos diferentes textos. Dessa forma, o LPT promove ações e atividades educacionais e sociais, incentivando as/os estudantes da educação básica a se tornarem sujeitos ativos na sociedade em que vivem, estimulando o crescimento pessoal, acadêmico e profissional, superando dificuldades muitas vezes encontradas por falta de oportunidades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista do GELNE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.