Notas sobre lalíngua no autismo
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32231Resumo
Este artigo possui, como objetivo, colocar em discussão manifestações da lalíngua na criança com diagnóstico de autismo, numa tentativa de aproximar-se do lugar que tais manifestações estariam ocupando na relação dessa criança com a linguagem. A concepção lacaniana de lalíngua assume posição central neste trabalho que se fundamenta, portanto, na linha psicanalítica. A fim de fornecer uma base empírica para esta tentativa, foram utilizados, a título de ilustração, excertos de duas crianças com diagnóstico de autismo retirados de trabalhos de dois autores que se situam na mesma linha teórica do presente artigo. A partir da discussão desses excertos, chegou-se a indicações de que a lalíngua no autismo estaria funcionando como “via de passagem”, ou melhor, como um lugar onde ocorreriam modificações nas verbalizações do autista, propiciando-lhe mudanças de posição face à linguagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.