Gestos e holófrases no campo do autismo: um funcionamento linguístico-multimodal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n2ID33235

Resumo

O processo de aquisição de linguagem, com base na perspectiva multimodal, pode privilegiar um conjunto de segmentos linguísticos como gestos, produções vocais e expressões faciais para promoção de sentidos. Com este trabalho, objetivamos analisar a relação entre gestos e holófrases de uma criança autista na aquisição da linguagem. Como objetivos específicos, pretendemos descrever os gestos e as holófrases dessa criança em cenas interativas; identificar os tipos de gestos e verificar quais os papéis que tais gestos apresentam integrados às produções holofrásticas. A pesquisa enquadra-se teoricamente na abordagem multimodal e parte dos estudos de McNeill (1985, 1992, 2000), Kendon (1982, 1988, 2004), Almeida (2018), Cavalcante (2018) e outros. O artigo é um estudo de caso de natureza qualitativa e o trabalho foi desenvolvido com uma criança autista do sexo feminino, que é participante do grupo de estudos e acolhimento promovido por uma instituição comunitária de ensino superior. Os dados foram transcritos a partir do software Eudico Language Annotator (ELAN). Como resultado do estudo, verificamos que a criança autista produziu diferentes dimensões gestuais associadas às holófrases. Os gestos dêiticos acoplados aos enunciados de uma palavra apresentaram papéis de indicar o interesse da criança, além de favorecer a construção interativa e enunciativa, o gesto icônico também teve o papel de representar objeto. Com isso, percebemos que as holófrases e os gestos podem atuar de forma integrada como elementos de linguagem nos contextos de interação, constituindo um caminho linguístico para a criança autista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ádelly Kalyne da Silva Oliveira, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), possui mestrado em Ciências da Linguagem pela mesma instituição (UNICAP), possui graduação no Curso de Letras - Português/Inglês (UNICAP), já atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Atualmente, estuda e tem interesse nas seguintes áreas: aquisição e desvios de linguagem; interação e multimodalidade.

Renata Fonseca Lima da Fonte, Universidade Católica de Pernambuco

Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006), título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011), especialização em saúde Pública pela Universidade de Pernambuco (2009) e graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Letras e na Graduação em Fonoaudiologia. É professora e pesquisadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, tecnologia digital, aquisição da linguagem, interação, cegueira e distúrbios da linguagem.

Downloads

Publicado

11-12-2023

Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA, Ádelly K.; LIMA DA FONTE, R. F. Gestos e holófrases no campo do autismo: um funcionamento linguístico-multimodal. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 2, p. e33235, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n2ID33235. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/33235. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos