“Por que os alunos não aprendem o que os professores ensinam?”: retomando a questão de Allwright no contexto de aprendizagem de uma linguacultura-alvo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35068

Resumo

Neste artigo, retomamos a questão apresentada por Allwright (1984a) – “Por que os alunos não aprendem o que os professores ensinam”, que coloca em evidência a disparidade entre o que é ensinado pelo docente e o que é pretensamente aprendido pelo estudante, buscando acrescentar nova perspectiva e possibilidade de interpretação das dificuldades inerentes à relação ensino-aprendizagem. Para tal, adotamos como aporte teórico Schumann e Schumann (1977); Allwright (1984a; 1984b); Ellis (1995); Larsen-Freeman (2000); Allwright e Pompeu (2003); Bell (2003); Prabhu, Castelo Branco e Claus (2003); Lightbown e Spada (2006); Krashen (2009); Franco e Almeida Filho (2015); e Almeida Filho (2018a; 2018b), dentre outros. Como resultado preliminar, prevemos que os alunos de línguas não aprendem o que os professores ensinam por conta de dificuldades na conceituação, gestão e mediação de oportunidades de interação verdadeiramente promotoras da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marcelo da Silva Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e mestre em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, onde também obteve os graus de bacharel e licenciado em Português, Latim e Literaturas. Recebeu o título de PhD em Línguas Românicas na Universidade da Carolina do Norte (EUA), onde também lecionou Língua Portuguesa e Literaturas Lusófonas por cinco anos. Participou de vários projetos, dentre eles, o de um livro de Português para Estrangeiros, publicado pela Georgetown University Press em 2010. Desde 2009, atua como professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, lecionando na Graduação, no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Linguística Aplicada) e no ProfLetras. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre interculturalidade e o ensino de Português Língua Estrangeira. Desde 2019, dirige o Instituto Ágora, unidade suplementar para o ensino de línguas e culturas estrangeiras modernas, que atende a comunidade interna da UFRN e o público externo.

Ricardo Alexandre Peixoto Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Linguística Aplicada (UFRN), na área de ensino e aprendizagem de línguas. Vice-coordenador do Curso Preparatório para o exame Celpe-Bras (UFRN) e co-responsável pela aplicação do exame Celpe-Bras (UFRN). Editor de seção da Revista Odisséia (Ppgel/UFRN). Bolsista Capes. 

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

DA SILVA AMORIM, M.; PEIXOTO BARBOSA, R. A. “Por que os alunos não aprendem o que os professores ensinam?”: retomando a questão de Allwright no contexto de aprendizagem de uma linguacultura-alvo. Revista do GELNE, [S. l.], v. 26, n. 2, p. e35068, 2024. DOI: 10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35068. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/35068. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos