“Por que os alunos não aprendem o que os professores ensinam?”: retomando a questão de Allwright no contexto de aprendizagem de uma linguacultura-alvo
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35068Resumo
Neste artigo, retomamos a questão apresentada por Allwright (1984a) – “Por que os alunos não aprendem o que os professores ensinam”, que coloca em evidência a disparidade entre o que é ensinado pelo docente e o que é pretensamente aprendido pelo estudante, buscando acrescentar nova perspectiva e possibilidade de interpretação das dificuldades inerentes à relação ensino-aprendizagem. Para tal, adotamos como aporte teórico Schumann e Schumann (1977); Allwright (1984a; 1984b); Ellis (1995); Larsen-Freeman (2000); Allwright e Pompeu (2003); Bell (2003); Prabhu, Castelo Branco e Claus (2003); Lightbown e Spada (2006); Krashen (2009); Franco e Almeida Filho (2015); e Almeida Filho (2018a; 2018b), dentre outros. Como resultado preliminar, prevemos que os alunos de línguas não aprendem o que os professores ensinam por conta de dificuldades na conceituação, gestão e mediação de oportunidades de interação verdadeiramente promotoras da aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.