“Por que os alunos não aprendem o que os professores ensinam?”: retomando a questão de Allwright no contexto de aprendizagem de uma linguacultura-alvo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35068

Abstract

In this article, we resume the question posed by Allwright (1984a) – “Why don’t learners learn what teachers teach?”, which highlights the disparity between what is taught by the teachers and what is learned by the students, seeking to add a new perspective and possibility of interpreting the difficulties inherent to the teaching-learning relationship. To accomplish that, we adopted a theoretical perspective based on works by Schumann and Schumann (1977); Allwright (1984a; 1984b); Ellis (1995); Larsen-Freeman (2000); Allwright and Pompeu (2003); Bell (2003); Prabhu, Castelo Branco and Claus (2003); Lightbown and Spada (2006); Krashen (2009); Franco and Almeida Filho (2015); and Almeida Filho (2018a; 2018b), among others. As a preliminary result, we anticipate that language learners do not learn what teachers teach due to difficulties in conceptualization, management, and mediation of interactional opportunities that truly promote learning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo da Silva Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e mestre em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, onde também obteve os graus de bacharel e licenciado em Português, Latim e Literaturas. Recebeu o título de PhD em Línguas Românicas na Universidade da Carolina do Norte (EUA), onde também lecionou Língua Portuguesa e Literaturas Lusófonas por cinco anos. Participou de vários projetos, dentre eles, o de um livro de Português para Estrangeiros, publicado pela Georgetown University Press em 2010. Desde 2009, atua como professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, lecionando na Graduação, no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Linguística Aplicada) e no ProfLetras. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre interculturalidade e o ensino de Português Língua Estrangeira. Desde 2019, dirige o Instituto Ágora, unidade suplementar para o ensino de línguas e culturas estrangeiras modernas, que atende a comunidade interna da UFRN e o público externo.

Ricardo Alexandre Peixoto Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Linguística Aplicada (UFRN), na área de ensino e aprendizagem de línguas. Vice-coordenador do Curso Preparatório para o exame Celpe-Bras (UFRN) e co-responsável pela aplicação do exame Celpe-Bras (UFRN). Editor de seção da Revista Odisséia (Ppgel/UFRN). Bolsista Capes. 

Published

18-09-2024

How to Cite

DA SILVA AMORIM, M.; PEIXOTO BARBOSA, R. A. “Por que os alunos não aprendem o que os professores ensinam?”: retomando a questão de Allwright no contexto de aprendizagem de uma linguacultura-alvo. Revista do GELNE, [S. l.], v. 26, n. 2, p. e35068, 2024. DOI: 10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35068. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/35068. Acesso em: 27 sep. 2024.

Issue

Section

Artigos