Seleção lexical como objeto de ensino em videoaulas de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID35596Resumo
O presente estudo objetivou investigar o tratamento pedagógico dado à seleção lexical em videoaulas para o ensino de língua portuguesa. Direcionamos nossa atenção nas práticas de produção de videoaulas, com foco na seleção vocabular, uma vez que estas assumiram um papel de destaque no cenário pedagógico de nosso país, principalmente em virtude da reorganização metodológica que o ensino experienciou, considerando a pandemia do Covid-19. Assim sendo, nossa pesquisa pode ser caracterizada como documental, aplicada e de finalidade interpretativo-descritiva. O percurso metodológico desenvolvido iniciou pela catalogação de cinco videoaulas, distribuídas em quatro canais educativos on-line, dois em plataforma própria e dois na plataforma YouTube, e, posteriormente, sua interpretação. Para a análise dos conteúdos, pautamo-nos nas contribuições teóricas de Neves (2020), Antunes (2012), Bezerra e Reinaldo (2020), Rocha (2008) e Freire (2015). Por fim, diante dos resultados obtidos, constatamos o trabalho da seleção lexical com os critérios de adequação ao tema, propósito, leitor/ouvinte, gênero textual e contexto. Esses objetos se organizam no eixo de ensino do léxico voltado para o funcionamento textual-interativo dos itens lexicais. Com relação às perspectivas de análise linguística, verificamos que a maior parte das ocorrências estão alinhadas às tendências inovadora e conciliadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.