O julgamento do inelegível: uma análise dialógica de comentários online em posts da página Sensacionalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID36312

Resumo

Neste trabalho, objetivamos analisar as relações dialógicas e os posicionamentos axiológicos expressos em comentários online de posts da página Sensacionalista sobre o julgamento de inelegibilidade do ex-presidente da república brasileira, Jair M. Bolsonaro. Temos como ancoragem teórica central as ideias de Bakhtin (2011; 2016) sobre linguagem, gênero discursivo e relações dialógicas, de Volóchinov (2017; 2019) sobre posicionamentos axiológicos, bem como os estudos que versam sobre comentários, tais como Recuero (2012), Alves Filho e Santos (2013), Bertucci e Nunes (2017). Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa dos dados. O corpus é constituído por 461 comentários, dos quais 10 ilustram o nosso empreendimento investigativo, selecionados de dois posts da página Sensacionalista, no Instagram, sobre o julgamento de inelegibilidade de Bolsonaro. A análise aponta que os comentários refletem a polarização ideológica existente no país, com os internautas defendendo suas convicções e confrontando seus adversários, muito empenhados em reproduzir os posicionamentos que acreditam ser verdadeiros. Os resultados indicam, portanto, que o espaço de publicação dos comentários online costuma configurar-se em um ambiente de relações dialógicas propício ao confronto de posições axiológicas e de diferentes perspectivas de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Karolina de Oliveira Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestra em Letras e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL). Membro do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED). 

Zailton Pinheiro Guerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras/Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, graduação em Direito pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar. Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente cursa doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UERN). 

Rosângela Alves dos Santos Bernardino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professora no Departamento de Letras Estrangeiras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros. É também vice-líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED). 

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado de Pau dos Ferros. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL). É líder do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED).

Downloads

Publicado

25-07-2024

Como Citar

DE OLIVEIRA SILVA, N. K.; PINHEIRO GUERRA, Z.; ALVES DOS SANTOS BERNARDINO, R.; ROCHA BESSA, J. C. O julgamento do inelegível: uma análise dialógica de comentários online em posts da página Sensacionalista. Revista do GELNE, [S. l.], v. 26, n. 2, p. e36312, 2024. DOI: 10.21680/1517-7874.2024v26n2ID36312. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/36312. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos