O julgamento do inelegível: uma análise dialógica de comentários online em posts da página Sensacionalista
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID36312Resumo
Neste trabalho, objetivamos analisar as relações dialógicas e os posicionamentos axiológicos expressos em comentários online de posts da página Sensacionalista sobre o julgamento de inelegibilidade do ex-presidente da república brasileira, Jair M. Bolsonaro. Temos como ancoragem teórica central as ideias de Bakhtin (2011; 2016) sobre linguagem, gênero discursivo e relações dialógicas, de Volóchinov (2017; 2019) sobre posicionamentos axiológicos, bem como os estudos que versam sobre comentários, tais como Recuero (2012), Alves Filho e Santos (2013), Bertucci e Nunes (2017). Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa dos dados. O corpus é constituído por 461 comentários, dos quais 10 ilustram o nosso empreendimento investigativo, selecionados de dois posts da página Sensacionalista, no Instagram, sobre o julgamento de inelegibilidade de Bolsonaro. A análise aponta que os comentários refletem a polarização ideológica existente no país, com os internautas defendendo suas convicções e confrontando seus adversários, muito empenhados em reproduzir os posicionamentos que acreditam ser verdadeiros. Os resultados indicam, portanto, que o espaço de publicação dos comentários online costuma configurar-se em um ambiente de relações dialógicas propício ao confronto de posições axiológicas e de diferentes perspectivas de sentidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do GELNE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.