Dinâmicas de interação na série Friends: um diálogo pragmático entre atos de ameaça à face e humor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID36313

Resumo

Este artigo, de natureza qualitativo-interpretativista, tem por objetivo observar, identificar e descrever a manifestação dos atos de ameaça à face (AAFs) num episódio da série de comédia Friends (1994), além de analisar a relação dos AAFs reportados com o humor nos enunciados ameaçadores. Para isso, a teoria de Goffman (1967) sobre face, bem como a de Brown e Levinson (1987), no que diz respeito aos atos de ameaça à face, foram empregadas. Portanto, procurou-se investigar: (i) quais atos de ameaça à face podem ser identificados no episódio sob análise; (ii) como o humor se relaciona aos atos de ameaça à face presentes, e (iii) de que forma os interlocutores reagem aos atos de ameaça à face. Os dados analisados seguem o viés metodológico da Análise Temática (Braun, Clarke, 2006) em que padrões foram identificados nos AAFs registrados e, após, alocados em conjuntos similares, o que permitiu a quantificação destes. Foram reportados um total de 29 AAFs, sendo o mais frequente relacionado à ridicularização do receptor da mensagem, o que constrói o humor que a série pretende causar. Pode-se afirmar, além disso, que a maioria dos AAFs não despertaram reação negativa nos interlocutores, provavelmente por causa da íntima relação dos interactantes e, consequentemente, da ausência de hierarquia entre estes.

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Biografia do Autor

Ricardo Piccolo Abel, Universidade Federal de Santa Catarina

 Aluno de graduação em Letras Inglês - Licenciatura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem grandes interesses nas áreas de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa e Linguística, especificamente Linguística Pragmática e Sociolinguística Interacional. De abril/2023 a janeiro/2024, atuou no ramo da pesquisa como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) no Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing) da UFSC, sob orientação da Prof. Dr. Mailce Borges Mota, com o intuito de programar experimentos psicolinguísticos e pesquisar a respeito de questionários de experiência linguística e de status socioeconômico. Atualmente atua como monitor voluntário da disciplinas LLE8042 - Estudos Linguísticos II na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob supervisão da Profa. Dra. Hanna Emilia Kivisto de Souza. 

Hanna Kivistö de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

É professora adjunta-3 do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Universidade de La Laguna, Espanha (2010), mestrado em Linguística Aplicada (2011) pela Universidade de Barcelona e doutorado em Linguística Aplicada (2015) pela Universidade de Barcelona. Tem experiência em linguística aplicada, com ênfase em aquisição fonético-fonológica de uma língua estrangeira (L2), atuando principalmente nos seguintes temas: consciência fonológica, ensino de pronúncia, bi- e multilinguísmo, fatores psico- e sociolinguísticos na aquisição da fala em LE. É membro dos grupos de pesquisa NUPFFALE ( http://www.nupffale.ufsc.br/) e Barcelona L2 Speech Research Group (http://l2speechresearchgroup-ub.weebly.com). Sua pesquisa tem sido publicada em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Realizou pós-doutorado na Universidade de Turku, Finlândia em 2021-2022.

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Publicado

15-08-2024

Como Citar

PICCOLO ABEL, R. .; KIVISTÖ DE SOUZA, H. Dinâmicas de interação na série Friends: um diálogo pragmático entre atos de ameaça à face e humor. Revista do GELNE, [S. l.], v. 26, n. 2, p. e36313, 2024. DOI: 10.21680/1517-7874.2024v26n2ID36313. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/36313. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos