INTERTEXTUALITY AS AN ARGUMENTATIVE RESOURCE IN THE NEWS GENRE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID37905

Abstract

This work reflects on intertextuality in the news genre. The aim is to analyze how strictu sensu intertextuality works as an argumentative resource in this genre, considering that intertextual relationships (among texts) occur for pre-established communicative purposes and are endowed with intentionality. We are assuming that language is not neutral but essentially ideological in a way that arguing, that is, directing discourse toward specific meanings, is inherent to human communication because it manifests the news author's position. In this sense, the genre in focus for a long time and, even today, is considered by many a genre based on impersonality and neutrality; it carries ideological aspects in the intention of reporting, considering the choice of both what will report and the linguistic repertoire to characterize the facts and events, which are crossed by evaluative criteria. To this end, the theoretical basis for this research is constituted by scholars of Textual Linguistics who reflect on Intertextuality and Argumentation in the production of texts. We chose as an analytical corpus four news stories that deal with the possible waiver of the offer of aid by Uruguay to the victims of Rio Grande do Sul (RS) on the occasion of the climate catastrophe caused by heavy rains in that region in April 2024. As a result of the analyses, it was possible to perceive that the authors of the news report to thematic intertext, implicit and explicit, to contradict/subvert the source text, aiming to convince the reader that the Brazilian government was not concerned about the state victimized by the climate catastrophe.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Moraes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutoranda em Linguística e Literatura (PPGLLIT) pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), área de concentração: Ensino e Formação de Professores de Línguas e de Literatura, linha de pesquisa: Práticas discursivas em contextos de formação. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), área de concentração: Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa: Linguagem, Discurso e Sociedade. Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA), atuou como bolsista do projeto intitulado Diálogos entre língua e literatura: integrando saberes nas práticas da educação básica, subprojeto "O ensino de língua materna: gramática, variação, normas e gêneros textuais (oral e escrito)", de 2010 a 2011, pelo PROINT. Pós-graduada em Gestão Pública e de Pessoas pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos. Atualmente, é Secretária Executiva na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

LUCIA MARIA DE ASSIS, Universidade Federal Fluminense

Sou doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Realizei estágio pós-doutoral no PPGL/UFT, com bolsa PNPD/CAPES, e no PIPGLA/UFRJ. Possuo experiência docente em Linguística, atuando, principalmente, nas seguintes subáreas: Linguística Textual, Oralidade e Escrita, Análise da Conversação e História das Ideias Linguísticas. Sou Professora Associada na Universidade Federal Fluminense, onde também atuo na área pedagógica, desenvolvendo pesquisas sobre linguagem e autismo e sobre aprendizagem significativa no ensino de Química. Sou também membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFNT. Atualmente desenvolvo pesquisas sobre os discursos racistas durante a ditadura civil-militar no Brasil e sobre questões raciais e identidade na obra de Lima Barreto.

Janete Silva dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestrado (2001) e doutorado (2010) em Linguística Aplicada pela Unicamp. Licenciada plena em Letras pela UFPA (1996). Docente (professor adjunto III) da universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Letras (graduação) e no PPGL. Membro do Comitê PIBIC da UFT na área de Ciências humanas, sociais aplicadas e Letras. É líder do grupo de pesquisa LES (Linguagem, Educação e Sustentabilidade). Foi bolsista de produtividade em pesquisa da UFT de 2014 a 2015. Tem experiência na área de Letras, Linguística, com ênfase em Letras/Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática e contextualização, escrita, texto, ensino, estratégia de leitura em livro didático, análise do discurso, letramento, discursos de sustentabilidade.

Published

07-07-2025

How to Cite

MORAES, Aline; DE ASSIS, LUCIA MARIA; SILVA DOS SANTOS, Janete. INTERTEXTUALITY AS AN ARGUMENTATIVE RESOURCE IN THE NEWS GENRE. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e37905, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID37905. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/37905. Acesso em: 6 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante