Argumentação em memes: construção de pontos de vista e relações intertextuais na interação digital
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38957Resumo
Em um contexto de tecnodiscursividade (Paveau, 2017; Muniz-Lima, 2024), característico de uma sociedade multiletrada (Santaella, 2008), textos verbo-imagéticos são comumente compartilhados nas redes sociais. Dentre essas ações de linguagem possíveis, a partir de gestos tecnolinguageiros, o meme se destaca por ser um objeto enunciativo-discursivo de leitura rápida, de fácil produção e viralização, o qual é criado muitas vezes por traços de remixabilidade (Cavalcante; Oliveira, 2019) pautados em intertextualidades. No ambiente digital, os locutores podem utilizar o meme também como estratégia argumentativa. Diante disso, o objetivo deste trabalho é averiguar como as relações intertextuais contribuem para a construção da dimensão argumentativa em memes do perfil @artesdepressao. Quanto ao percurso metodológico, este trabalho se classifica como uma pesquisa qualitativa, com viés de cunho analítico e interpretativo (Paiva, 2019), em virtude da interface realizada entre a argumentação e a intertextualidade, na perspectiva da Linguística Textual. Foram analisados 4 memes de uma publicação do perfil @artesdepressao, extraídos do ecossistema digital Instagram, que exemplificam o uso de estratégias de persuasão, com foco nas relações intertextuais. Os resultados revelam que a intertextualidade pode ser utilizada como estratégia de textualização argumentativa e seu uso exige dos leitores um reconhecimento de conhecimentos partilhados e necessários nesta interação, ainda que os pontos de vista precisem ser recuperados pelo leitor durante a interação digital on-line. A partir da análise do corpus, notamos a recorrência de intertextualidades estritas associadas às modalidades argumentativas patêmica e por coconstrução.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do GELNE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Português (Brasil)
English
Español (España)








.jpg)



