Argumentação em memes: construção de pontos de vista e relações intertextuais na interação digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38957

Resumo

Em um contexto de tecnodiscursividade (Paveau, 2017; Muniz-Lima, 2024), característico de uma sociedade multiletrada (Santaella, 2008), textos verbo-imagéticos são comumente compartilhados nas redes sociais. Dentre essas ações de linguagem possíveis, a partir de gestos tecnolinguageiros, o meme se destaca por ser um objeto enunciativo-discursivo de leitura rápida, de fácil produção e viralização, o qual é criado muitas vezes por traços de remixabilidade (Cavalcante; Oliveira, 2019) pautados em intertextualidades. No ambiente digital, os locutores podem utilizar o meme também como estratégia argumentativa. Diante disso, o objetivo deste trabalho é averiguar como as relações intertextuais contribuem para a construção da dimensão argumentativa em memes do perfil @artesdepressao. Quanto ao percurso metodológico, este trabalho se classifica como uma pesquisa qualitativa, com viés de cunho analítico e interpretativo (Paiva, 2019), em virtude da interface realizada entre a argumentação e a intertextualidade, na perspectiva da Linguística Textual. Foram analisados 4 memes de uma publicação do perfil @artesdepressao, extraídos do ecossistema digital Instagram, que exemplificam o uso de estratégias de persuasão, com foco nas relações intertextuais. Os resultados revelam que a intertextualidade pode ser utilizada como estratégia de textualização argumentativa e seu uso exige dos leitores um reconhecimento de conhecimentos partilhados e necessários nesta interação, ainda que os pontos de vista precisem ser recuperados pelo leitor durante a interação digital on-line. A partir da análise do corpus, notamos a recorrência de intertextualidades estritas associadas às modalidades argumentativas patêmica e por coconstrução.

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Biografia do Autor

Zacarias Oliveira Neri, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Linguística, pela Universidade Federal do Piauí, na linha de pesquisa Variação/diversidade linguística, oralidade e letramentos, com foco nas áreas de Linguística do Texto e Pragmática. Professor de Língua Inglesa na Wizard Idiomas. Professor seletista de Língua Portuguesa no ensino médio pela rede estadual (SEDUC-PI). Especialista em Ensino de Leitura, Escrita e Produção textual, pela Universidade Norte do Paraná. Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Piauí, e graduado em Letras Inglês, pela Universidade Norte do Paraná. Já foi revisor de textos na empresa TRON - Robótica Educativa, professor de redação para o ENEM no preparatório Redação com Neri e professor de redação dos preparatórios GMAX, Alfamax e Aprova Nazaré. Participa do grupo de pesquisa "Projeções em pesquisas e práticas de leitura e escrita" (PROLETRAS), grupo de pesquisa dedicado aos estudos do texto, com foco na leitura, na escrita e em práticas multiletradas. Além disso, possui formação adicional em Língua Inglesa, pela Wizard Idiomas e pelo IFSul. Tem experiência científica nas áreas de Sociolinguística, Pragmática e Linguística do Texto.

Raíssa Martins Brito, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Linguística, pela Universidade Federal do Piauí, na linha de pesquisa Variação/diversidade linguística, oralidade e letramentos. Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGEL-UFPI). É graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É especialista em Literatura e Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi docente substituta, na área de Linguística, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), com foco nas disciplinas: Leitura e Produção de Textos, Linguística e Alfabetização e Comunicação Empresarial. Trabalho como professora de Redação no colégio Equação Certa e como professora de Língua Portuguesa e Literatura na Bright Bee School. Também foi revisora de conteúdos na empresa Inamara Arruda Idiomas, desenvolvendo consultoria de textos divulgados em Instagram, Blog e Telegram. Atualmente é professora de Leitura e Produção de Textos no Instituto Dom Barreto (IDB) e membro do grupo de pesquisa em projeções em pesquisas e práticas de leitura e escrita (PROLETRAS), grupo de pesquisa voltado para práticas multiletradas, com ênfase nos estudos sobre produção textual, leitura, teoria e prática. Atua principalmente nas seguintes áreas de estudo: Linguística de Texto; Novos Letramentos; Desordens informacionais e enquadramento crítico na educação.

Franklin Oliveira Silva, Universidade Estadual do Piauí

Possui Doutorado (2013) e Mestrado (2004) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É graduado em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (2001). Fez Pós-doutorado em Linguística na Universidade Federal do Piauí (2014) , é integrante do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística / UFC e Líder do GETEXTO - Grupo de Estudos de Linguística Textual/ UESPI. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí, atuando na curso de Licenciatura Plena em Letras Português, campus poeta Torquato Neto. Já atuou como Diretor do Núcleo de Educação à Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD), Diretor da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), Coordenador do Curso de Licenciatura Plena em Letras da UESPI e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UESPI) Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística textual , atuando principalmente nos seguintes temas: práticas discursivas, estratégias de textualização, Referenciação, Gêneros textuais e Inteligência artificial.

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Publicado

08-10-2025

Como Citar

OLIVEIRA NERI, Zacarias; MARTINS BRITO, Raíssa; OLIVEIRA SILVA, Franklin. Argumentação em memes: construção de pontos de vista e relações intertextuais na interação digital. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38957, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38957. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38957. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante