Argumentação em memes: construção de pontos de vista e relações intertextuais na interação digital

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38957

Abstract

Em um contexto de tecnodiscursividade (Paveau, 2017; Muniz-Lima, 2024), característico de uma sociedade multiletrada (Santaella, 2008), textos verbo-imagéticos são comumente compartilhados nas redes sociais. Dentre essas ações de linguagem possíveis, a partir de gestos tecnolinguageiros, o meme se destaca por ser um objeto enunciativo-discursivo de leitura rápida, de fácil produção e viralização, o qual é criado muitas vezes por traços de remixabilidade (Cavalcante; Oliveira, 2019) pautados em intertextualidades. No ambiente digital, os locutores podem utilizar o meme também como estratégia argumentativa. Diante disso, o objetivo deste trabalho é averiguar como as relações intertextuais contribuem para a construção da dimensão argumentativa em memes do perfil @artesdepressao. Quanto ao percurso metodológico, este trabalho se classifica como uma pesquisa qualitativa, com viés de cunho analítico e interpretativo (Paiva, 2019), em virtude da interface realizada entre a argumentação e a intertextualidade, na perspectiva da Linguística Textual. Foram analisados 4 memes de uma publicação do perfil @artesdepressao, extraídos do ecossistema digital Instagram, que exemplificam o uso de estratégias de persuasão, com foco nas relações intertextuais. Os resultados revelam que a intertextualidade pode ser utilizada como estratégia de textualização argumentativa e seu uso exige dos leitores um reconhecimento de conhecimentos partilhados e necessários nesta interação, ainda que os pontos de vista precisem ser recuperados pelo leitor durante a interação digital on-line. A partir da análise do corpus, notamos a recorrência de intertextualidades estritas associadas às modalidades argumentativas patêmica e por coconstrução.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Zacarias Oliveira Neri, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Linguística, pela Universidade Federal do Piauí, na linha de pesquisa Variação/diversidade linguística, oralidade e letramentos, com foco nas áreas de Linguística do Texto e Pragmática. Professor de Língua Inglesa na Wizard Idiomas. Professor seletista de Língua Portuguesa no ensino médio pela rede estadual (SEDUC-PI). Especialista em Ensino de Leitura, Escrita e Produção textual, pela Universidade Norte do Paraná. Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Piauí, e graduado em Letras Inglês, pela Universidade Norte do Paraná. Já foi revisor de textos na empresa TRON - Robótica Educativa, professor de redação para o ENEM no preparatório Redação com Neri e professor de redação dos preparatórios GMAX, Alfamax e Aprova Nazaré. Participa do grupo de pesquisa "Projeções em pesquisas e práticas de leitura e escrita" (PROLETRAS), grupo de pesquisa dedicado aos estudos do texto, com foco na leitura, na escrita e em práticas multiletradas. Além disso, possui formação adicional em Língua Inglesa, pela Wizard Idiomas e pelo IFSul. Tem experiência científica nas áreas de Sociolinguística, Pragmática e Linguística do Texto.

Raíssa Martins Brito, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Linguística, pela Universidade Federal do Piauí, na linha de pesquisa Variação/diversidade linguística, oralidade e letramentos. Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGEL-UFPI). É graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É especialista em Literatura e Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi docente substituta, na área de Linguística, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), com foco nas disciplinas: Leitura e Produção de Textos, Linguística e Alfabetização e Comunicação Empresarial. Trabalho como professora de Redação no colégio Equação Certa e como professora de Língua Portuguesa e Literatura na Bright Bee School. Também foi revisora de conteúdos na empresa Inamara Arruda Idiomas, desenvolvendo consultoria de textos divulgados em Instagram, Blog e Telegram. Atualmente é professora de Leitura e Produção de Textos no Instituto Dom Barreto (IDB) e membro do grupo de pesquisa em projeções em pesquisas e práticas de leitura e escrita (PROLETRAS), grupo de pesquisa voltado para práticas multiletradas, com ênfase nos estudos sobre produção textual, leitura, teoria e prática. Atua principalmente nas seguintes áreas de estudo: Linguística de Texto; Novos Letramentos; Desordens informacionais e enquadramento crítico na educação.

Franklin Oliveira Silva, Universidade Estadual do Piauí

Possui Doutorado (2013) e Mestrado (2004) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É graduado em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (2001). Fez Pós-doutorado em Linguística na Universidade Federal do Piauí (2014) , é integrante do PROTEXTO - Grupo de Pesquisa em Linguística / UFC e Líder do GETEXTO - Grupo de Estudos de Linguística Textual/ UESPI. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí, atuando na curso de Licenciatura Plena em Letras Português, campus poeta Torquato Neto. Já atuou como Diretor do Núcleo de Educação à Distância da Universidade Estadual do Piauí (NEAD), Diretor da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), Coordenador do Curso de Licenciatura Plena em Letras da UESPI e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UESPI) Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística textual , atuando principalmente nos seguintes temas: práticas discursivas, estratégias de textualização, Referenciação, Gêneros textuais e Inteligência artificial.

Published

08-10-2025

How to Cite

OLIVEIRA NERI, Zacarias; MARTINS BRITO, Raíssa; OLIVEIRA SILVA, Franklin. Argumentação em memes: construção de pontos de vista e relações intertextuais na interação digital. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38957, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38957. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38957. Acesso em: 6 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante