Projeções escalares da transfobia em interações digitais: o caso do deputado Nikolas Ferreira no Youtube
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID40199Resumo
Este trabalho analisa processos escalares projetados em comentários na plataforma YouTube em resposta ao discurso do Deputado Federal Nikolas Ferreira (PL), que, no Dia Internacional da Mulher, satirizou identidades trans ao usar uma peruca. Para tanto, realizamos uma “etnografia de escala” (Carr; Lampert, 2016), metodologia que possibilita analisar de forma detalhada como os sujeitos constroem, posicionam e hierarquizam suas opiniões em redes sociais, evidenciando os processos pragmáticos e semióticos de atribuição de valor e legitimação de discursos. A análise mobilizou teorias sobre linguagem como performance (Austin, 1990; Butler, 1997) e violência linguística (Silva, 2019a; 2019b), performatividade de gênero (Butler, 2018), além deepistemologias transfeministas sobre gênero e transfobia (Vergueiro, 2016).Os resultados indicam que os comentários reproduzem transfobia por meio de discursos médico-científicos e religiosos, naturalizando corpos e identidades trans; promovem antagonismos entre mulheres cis e trans, reforçando hierarquias sociais; e configuram escalas que legitimam a exclusão e invisibilização de sujeitos dissidentes da cisheteronorma. Dessa forma, a análise evidencia como a linguagem em plataformas digitais atua na reprodução de desigualdades e violência simbólica contra pessoas trans, mostrando a importância de investigar a performatividade da transfobia no ambiente online.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do GELNE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Português (Brasil)
English
Español (España)








.jpg)



