Projeções escalares da transfobia em interações digitais: o caso do deputado Nikolas Ferreira no Youtube

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID40199

Resumen

Este trabalho analisa processos escalares projetados em comentários na plataforma YouTube em resposta ao discurso do Deputado Federal Nikolas Ferreira (PL), que, no Dia Internacional da Mulher, satirizou identidades trans ao usar uma peruca. Para tanto, realizamos uma “etnografia de escala” (Carr; Lampert, 2016), metodologia que possibilita analisar de forma detalhada como os sujeitos constroem, posicionam e hierarquizam suas opiniões em redes sociais, evidenciando os processos pragmáticos e semióticos de atribuição de valor e legitimação de discursos. A análise mobilizou teorias sobre linguagem como performance (Austin, 1990; Butler, 1997) e violência linguística (Silva, 2019a; 2019b), performatividade de gênero (Butler, 2018), além deepistemologias transfeministas sobre gênero e transfobia (Vergueiro, 2016).Os resultados indicam que os comentários reproduzem transfobia por meio de discursos médico-científicos e religiosos, naturalizando corpos e identidades trans; promovem antagonismos entre mulheres cis e trans, reforçando hierarquias sociais; e configuram escalas que legitimam a exclusão e invisibilização de sujeitos dissidentes da cisheteronorma. Dessa forma, a análise evidencia como a linguagem em plataformas digitais atua na reprodução de desigualdades e violência simbólica contra pessoas trans, mostrando a importância de investigar a performatividade da transfobia no ambiente online.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Rodrigues Guimarães Barros, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual de Alagoas (UFAL). Atualmente, cursa duas pós-graduações, uma em Linguagens e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e outra em Gestão em Educação Profissional e Tecnológica (FGV). Possui cargo efetivo na Secretaria de Educação em Alagoas (SEDUC AL), e atua como professora na Escola Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis. Possui interesse em pesquisas relacionadas a: feminismo, identidade e multimodalidades.

Danillo da Conceição Pereira Silva, Instituto Federal de Alagoas

É professor de Língua Portuguesa e Linguística Aplicada do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Arapiraca, onde atua na Educação Básica; na licenciatura em Letras e na Pós-Graduação em Linguagem e Práticas Sociais. Atualmente, ocupa a função de Coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) do IFAL, sendo o responsável pela gestão sistêmica da formação de pessoal de nível superior, no âmbito dos cursos de mestrado, de doutorado e de especialização da instituição. Obteve os títulos de Doutor (2022) e Mestre (2017) em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Realizou estágio de investigação doutoral no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA/UFRJ), em 2021, e foi pesquisador visitante (Visiting Scholar) junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), Portugal (2021-2022). É especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia (PPGNEIM/UFBA). Integra associações científica nacionais e internacionais, a exemplo da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as (Abpn), da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED), da Internacional Gender and Language Association (IGALA), da Comissão de Inclusão, Igualdade e Diversidade da Associação Brasileira de Linguística (CIID/Abralin), do Observatório das Relações Raciais no Ensino de Línguas (ORREL), do Grupo de Trabalho Práticas Identitárias na Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da qual é membro da diretoria vigente (2023-2025), na condição de Primeiro Secretário. Atua como Editor Associado do periódico Trabalhos em Linguística Aplicada da Unicamp (TLA/Scielo). É líder do Nexus Lab - Laboratório de Pesquisa em Linguística Aplicada e Sociedade (IFAL/CNPq) e vice-coordenador do Nugedis - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Proen/IFAL), a partir dos quais têm atuado na formação de professores/as e de pesquisadores/as na graduação e na pós-graduação, incluindo sua participação em programas nacionais fomentados por respeitadas agências de financiamento (CAPES, CNPq e FAPEAL), tais como o Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Suas pesquisas, situadas na Linguística Aplicada, concentram-se no campo dos estudos críticos de linguagem, gênero, raça e sexualidade; das relações entre discurso, desigualdades, violências e marcadores sociais da diferença; das articulações entre formação de professores, educação linguística, direitos humanos e justiça social. 

Publicado

23-10-2025

Cómo citar

RODRIGUES GUIMARÃES BARROS, Beatriz; DA CONCEIÇÃO PEREIRA SILVA, Danillo. Projeções escalares da transfobia em interações digitais: o caso do deputado Nikolas Ferreira no Youtube. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 2, p. e40199, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID40199. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/40199. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos