Panorama da obra fílmica de Tennessee Williams em Hollywood na década de 1950: o código Hays, o mainstream e a ruptura cultural
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n2ID40536Resumo
O foco central deste artigo é a análise da transição da dramaturgia de Tennessee Williams para o cinema hollywoodiano nos anos 1950. Investiga como as obras teatrais, que abordavam pautas tabu, foram adaptadas para o cinema sem perder seu impacto crítico e psicossocial. Ao examinar como Hollywood lidou com esses temas, especialmente sob a censura do Código Hays, entende-se as estratégias de suavização e as implicações culturais dessas adaptações. O estudo explora as concessões feitas e os recursos visuais e narrativos usados pelos diretores para contornar a censura, revelando as contradições da sociedade e como esses filmes pavimentaram o caminho para maior liberdade artística nos anos seguintes. Desta forma, identifica a contribuição e o impacto desses trabalhos para a Hollywood naquele momento histórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do GELNE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Português (Brasil)
English
Español (España)








.jpg)



